Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop), promoveu, nesta quarta-feira (18/08), uma palestra para debater o modelo a ser adotado para a implantação da Patrulha Maria da Penha no município. O futuro grupamento terá a coordenação da Guarda Municipal (GM), em parceria com a Casa da Mulher. A patrulha funcionará 24 horas por dia, com agentes mulheres atuando na linha de frente de apoio às vítimas.

O evento foi realizado no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, e teve como principal palestrante Neuseli Daris, agente da Guarda Municipal de Duque de Caxias, que expôs a experiência de sucesso com a patrulha voltada às mulheres existente na cidade da Baixada Fluminense.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Maricá, Luciano Moretti, o projeto será implantado em breve em Maricá, e é de grande importância para garantir o apoio às mulheres.

“É um projeto muito importante para o nosso município. Esse tipo de patrulhamento é feito pela Polícia Militar, mas apenas de segunda a sábado. A ação da Guarda Municipal irá funcionar nos sete dias da semana, durante todo o dia. Aguardamos a chegada das novas viaturas para iniciar os atendimentos. Elas estarão identificadas e adesivadas de forma diferenciada para facilitar o reconhecimento como pertencentes à Patrulha Maria da Penha da GM”, destacou.

O comandante explica também que uma nova base da GM será entregue, com uma sala reservada à iniciativa.

“Estamos no processo de uma nova sede para a Guarda, que terá mais de 30 salas e uma delas será destinada para a Patrulha Maria da Penha. Além disso, um telefone específico para esses atendimentos está sendo estruturado, em adição ao 153 que será implantado agora. Dessa forma, faremos um serviço de excelência voltado às mulheres, com o apoio dos setores distritais e do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis)”, completou.

Para a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Luciana Piredda, responsável pela Casa da Mulher de Maricá, a parceria traz mais rapidez na ajuda a essas vítimas.

“Essa iniciativa vai garantir a integridade física e psicológica dessas mulheres. Foi ótimo trocar experiências e conhecimentos nesse encontro e iremos tomar exemplos positivos como o de Caxias para a iniciativa de Maricá”, pontuou.

As agentes da Guarda Municipal presentes no encontro aprovaram o projeto, demonstrando satisfação com mais dinamismo no atendimento às vítimas de violência. Cristiana Labra, da 4ª turma da GM, ressalta que esse grupamento especializado é uma forma de diminuir efeitos nocivos às mulheres, sendo uma ampliação do trabalho já feito pela corporação.

“Estamos sempre próximos à população, somando bastante na segurança de Maricá, e trabalharemos em conjunto com essa rede de atendimento à mulher. Poder participar desse projeto me deixa muito feliz; uma nova área de atuação da GM que contribuirá para diminuir a violência contra a mulher em toda a cidade”, concluiu.