Foto: Vinícius Manhães

A região de Itaipuaçu vai ganhar seu primeiro campus universitário já no próximo ano. O prefeito Fabiano Horta recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (18/08), uma comitiva do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UniLaSalle), liderada pelo reitor Jardelino Menegat. Na pauta, a instalação de uma unidade da instituição no município. Por sugestão do governo, serão avaliadas áreas do 4º distrito para a construção.

A secretária de Educação de Maricá, Adriana Costa, também participou da reunião e disse que membros da universidade deverão visitar alguns desses locais. Ela adiantou que a preferência é que o campus seja instalado próximo ao Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT), que está sendo erguido na Avenida Jardel Filho (antiga Avenida Dois) e deverá ser entregue no fim do ano.

“Queremos que já em 2022 a UnilaSalle esteja oferecendo seus cursos nesse novo campus. A instituição já é nossa parceira no Passaporte Universitário e Itaipuaçu experimenta hoje um crescimento vertiginoso. Creio que essa instalação irá agregar um grande valor para a região e para o município em seu projeto de educação, além da oferta de oportunidades para quem mora ali”, frisou Adriana.

Segundo o reitor Jardelino, a ideia de implantar uma unidade em Maricá foi uma sugestão dos próprios alunos oriundos do Passaporte Universitário, o que fez com que o grupo viesse conversar com o prefeito em busca de apoio para a iniciativa.

“Os alunos de Maricá nos deram essa sugestão e hoje estamos aqui dando os primeiros passos nesse desafio, que é possível. Isso pouparia bastante tempo de deslocamento para eles, mas também oferece uma nova perspectiva de futuro para a localidade e para nós. Basta pôr uma casa de educação em algum local e tudo ao redor se transforma, nós acreditamos nisso. No nosso caso, não chega somente um novo prédio, mas também toda uma história de mais de 340 anos do nome La Salle em todo o mundo, uma larga experiência de uma instituição que zela pela qualidade”, afirmou, lembrando que no mundo todo a marca reúne 72 universidades e mais de 1.200 outras instituições de ensino.