Foto: Katito Carvalho

Unindo educação gratuita e preparação para um dos vestibulares mais concorridos do país, o Pré-UERJ Maricá, projeto vinculado à Secretaria de Educação, teve 36 de seus alunos aprovados na edição 2021 do concurso de acesso à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), número recorde e mais que o dobro conquistado na última edição. Houve classificações para um total de 17 cursos, nas áreas de humanas, ciências sociais aplicadas, ciências exatas, ciências da natureza, linguagens e saúde. A listagem dos aprovados pode ser acessada clicando aqui.

De acordo com o coordenador do projeto, William Campos, a aprovação dos estudantes demonstra a importância da iniciativa para a população local, propiciando novas perspectivas e a continuidade dos estudos em uma universidade de referência.

“O mais importante é que, apesar de todo o sofrimento, com 4 datas do vestibular adiadas por conta da pandemia, o projeto acabou durando sete meses e meio, um tempo muito grande, e conseguimos seguir com ele até o fim, garantindo a preparação dos alunos até a data do vestibular, levando à aprovação de um número recorde de estudantes, muito maior do que esperávamos. Isso fez toda a diferença, porque conseguimos manter um atendimento personalizado aos estudantes, nasceu o projeto M (voltado aos que concorrem a vagas em Medicina) e, além disso, os estudantes continuaram motivados”, ressaltou.

Os maricaenses que passaram no vestibular da Uerj mostraram alegria e gratidão ao projeto. Para Camila Ferreira, de 32 anos, aprovada em primeiro lugar para Letras – Português/Literaturas, a iniciativa foi uma oportunidade para retomar os estudos gratuitamente, oferecendo todo o suporte e orientações que levaram à conquista da vaga.

“O Pré-Uerj foi um divisor de águas, a estrutura necessária para eu conquistar essa vaga, com as aulas online e o suporte pedagógico sendo decisivos para conseguirmos boas notas. Não tinha recursos para um preparatório particular, nem conseguiria estudar sozinha durante a pandemia ou comprar livros, então essa aprovação em primeiro lugar foi surpreendente, o reflexo de toda a atenção dos professores e do material de alta qualidade oferecido, digno de preparatórios de elite. Tenho muito orgulho de fazer parte de uma cidade que valoriza tanto a educação nesse momento tão difícil e agradeço à Prefeitura por ter dado todos os subsídios para que essa parceria continue e estudantes tenham a mesma oportunidade”, destacou.

Já Nathan Daher, de 19 anos, aprovado em Engenharia Civil, explica o enorme impacto do Pré-Uerj na sua trajetória.

“O projeto me fez conseguir essa vaga que, na verdade, é uma conquista do Pré, porque tudo que atingi foi por conta do auxílio e apoio que me deram. A metodologia de ensino e a vontade de vencer que nos foi aplicada foram essenciais para termos conseguido. Agradeço a todas as pessoas do projeto por todo o apoio e recomendo essa iniciativa essencial a outros moradores que pretendem prestar o vestibular da Uerj”, completou.

O Pré-Uerj Maricá foi criado em 2018 e é uma extensão do Pré-Enem, aprovando, no primeiro ano, 11 alunos no vestibular, com o número subindo para 14 em 2019. Em 2020, não houve prova da UERJ e a deste ano ocorreu em 18/07, com a divulgação do resultado em 09/08, atestando que 36 dos 75 alunos do projeto foram aprovados. A expectativa é que mais 10 alunos sejam classificados na primeira reclassificação, número que pode aumentar com as próximas listas.

Além disso, após o período de reclassificação, os aprovados se reunirão com a secretaria de Educação, Adriana Costa; e está planejada, também, uma audiência com o reitor da Uerj, Ricardo Lodi, para o estabelecimento de uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura.