Empresários, chefs de cozinha e pessoas ligadas ao setor de gastronomia tiveram um dia cheio de atividades na segunda-feira (02/08) com visitas técnicas e um workshop com dicas para ampliação de negócios voltado para restaurantes.

O tour por roteiros turísticos e de gastronomia de Maricá organizado pela Rota Maricá de Gastronomia e Hotelaria contou com a participação do restaurateur (profissional que gerencia restaurantes) Fernando Blower e da chef especializada em Design Estratégico, Andressa Cabral, que conheceram parte da rede de hospedagem, a Fazenda Pública Joaquín Piñero e outras atrações no bairro rural Espraiado.

“Fizemos um passeio delicioso por Maricá e conhecemos um pouco melhor outros cantinhos dessa cidade e ficamos muito felizes. Fomos muito acolhidos”, ressaltou Blower.

Para fechar a noite, empresários do setor de todas as regiões de Maricá puderam acompanhar o workshop Gastronômico com os dois profissionais que apresentaram cenários e possíveis saídas para o setor neste momento de pandemia.

“A inteligência emocional é muito importante, principalmente, neste momento porque a gastronomia é feita por pessoas e atende pessoas”, destacou Andressa Cabral sobre o momento que o setor atravessa e os desafios para superá-lo.

O Workshop Gastronômico aconteceu na praça de alimentação do Boulevard Maricá e fez parte da programação do 3º Festival Gastronômico de Inverno de Maricá.

“Por conta dessa integração, pensamos num curso online semipresencial com os empresários da cidade de Maricá sobre a organização da gastronomia durante a pandemia, montagem de cardápios, atendimento, perspectivas de futuro e como organizar o negócio. Em breve, vamos divulgar quando será o curso, o conteúdo e as inscrições”, anunciou José Alexandre Almeida, secretário de Promoção e Projetos Especiais de Maricá.

Segundo José Alexandre o setor de gastronomia no município ganha cada vez ais força. “O setor de gastronomia de Maricá vem se consolidando através da garra e resiliência dos empresários comprometidos com a melhoria contínua dos seus processos e estruturas. A prefeitura vem apoiando o setor com vários projetos de capacitação e promoção da cidade através do Plano Maricá 2030”, completou.