Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, vai promover na sexta-feira (06/08), a partir das 8h, no salão de festas M&R Premium, na Rua Alameda Maricá, quadra 02, lote 1C, Condado Maricá, o 3º Seminário Estratégico de Direitos Humanos do município.

O evento tem como finalidade apresentar um balanço das atividades da pasta e de suas coordenadorias e programas feitos durante o período da pandemia da Covid-19, além das ações para os próximos cinco meses, realizando inclusive indicações das estratégias da Secretaria para o próximo ano.

Participarão do seminário o prefeito Fabiano Horta, a diretora do Instituto Joaquim Herrera Flores, Carol Proner, o diretor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH), Rodrigo Modengo e o secretário de Direitos Humanos, João Carlos de Lima (Birigu).

“Queremos demarcar alguns espaços que foram interrompidos logo no início da pandemia de Covid-19. Esse terceiro seminário se faz necessário para que a gente possa organizar melhor as ações da pata visando a retomada dos trabalhos, tendo em vista que a vacinação no combate a Covid em Maricá continua avançando e isso permite que, a partir desse semestre, possamos voltar a realizar ações presenciais na cidade”, explicou Birigu.

O secretário anunciou ainda que durante o evento será lançado o Guia do Cidadão. “Esse guia tem como finalidade informar e orientar as famílias participantes de todos os programas e serviços prestados pela Prefeitura. É importante que cada morador saiba o que existe e o que está disponível nas secretarias para que, sabendo de seus direitos, possam procurar o que lhe interessa”, explicou Birigu, frisando que atualmente cerca de 600 famílias são atendidas pela Secretaria de Direitos Humanos, através do programa “Cultura de Direitos”, iniciativa que oferece aos seus participantes, oficinas de música, mídias sociais, vídeo arte e capoeira.

Outra área que, segundo o secretário, deve ser intensificada a partir do seminário corresponde às ações de combate a violência contra a mulher e à comunidade LGBTQIA+. “Precisamos ampliar nossos programas, sermos mais incisivos na questão dos direitos da mulher e da diversidade. Não podemos ter uma cidade na qual somos referência de receita do pré-sal, mas que continua com índices altos de violência contra LGBTs e contra mulheres. Vamos dar uma atenção muito forte a essas questões”, garantiu Birigu.

Serviço: 3º Seminário de Direitos Humanos.

Data: 06/08.

Horário: 8h.

Local: Salão de festas M&R Premium, Rua Alameda Maricá, quadra 02, lote 1C, Condado Maricá.