Reunião da coordenação municipal LGBT com a presença de representantes da sociedade civil. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, através da coordenação municipal LGBT, promoveu na quinta-feira (29/07) a reunião com o Fórum LGBTQIA+ de Maricá, que contou com a presença de representantes da sociedade civil. O encontro teve como objetivo articular ações e debater políticas públicas para cidadania em Maricá. 

Durante a reunião foram apresentados os eventos que marcaram as comemorações do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, além do debate sobre o projeto-piloto de implantação de um Ambulatório Trans e LGBTI no município, e a capacitação contínua e permanente dos profissionais de saúde, no respeito às identidades de gênero e orientação sexual para o enfrentamento do preconceito na rede de saúde. 

O encontro serviu ainda para a apresentação do Edital do Conselho Municipal LGBTQIA+, aprovado pela Câmara de Vereadores em maio, onde é solicitado às entidades presentes e de governo que indiquem seus representantes para composição do Conselho, que será apresentado em reunião do Fórum LGBTQIA+, no início de agosto. 

De acordo com o coordenador da pasta, Carlos Alves, a reunião apontou a retomada do diálogo com estado e prefeitura de Maricá, onde foi citado a reabertura do Núcleo do Programa Estadual Rio sem LGBTfobia, que está fechado desde março, para volta de serviços que auxiliam no atendimento a essa população, como de psicologia. 

“Projetos de interesse serão debatidos para apresentar à Câmara Municipal e pelo governo. As datas LGBTI, centro de referência LGBTI e casa de acolhimento, programa Maricá sem LGBTIfobia, isso tudo acaba fortalecendo a Rede Intersecional e Transversal para Cidadania”, explicou. 

Vale lembrar que o fórum e a coordenadoria LGBTI criaram o Projeto ‘SOS LGBTI’ que já distribuiu mais de dez toneladas de alimentos desde junho de 2020, esses alimentos ajudaram a população deste grupo neste período de pandemia. Durante a reunião foi criado o Projeto ‘Cozinha Negra e LGBTI Solidária’, que semanalmente irá realizar ações apoiando as iniciativas de combate à vulnerabilidade dessa população em Maricá. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here