Moradores do Caju recebem abóboras colhidas na fazenda pública municipal. Foto: Anselmo Mourão

Unindo alimentação saudável e distribuição da produção local à população de Maricá, foi a vez dos moradores do Caju receberem, nesta terça-feira (27/07), abóboras livres de agrotóxicos colhidas na Fazenda Pública Joaquín Piñero (antiga Fazenda Ibiaci). Nessa ação, foram entregues pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca 15 caixas dos legumes, parte da colheita de cerca de 6 toneladas feita na quinta-feira (22).

Os moradores se mostraram satisfeitos com a iniciativa. Para a dona de casa Marlene Ribeiro Corrêa, de 74 anos, as abóboras distribuídas no local ajudam muitas famílias em situação de vulnerabilidade, sendo uma adição às refeições do dia a dia.  “Estou gostando muito de pegar essas abóboras gratuitamente aqui. Muitos dos moradores da localidade não têm condições de comprar e facilita muito a vida dessas famílias ganharem esses legumes. Pretendo fazer essa abóbora com carne seca, deixando a proteína de molho no dia anterior, fervendo em seguida, refogando com alho e sal e, por fim, cortando a abóbora em pedaços e cozinhando a carne junto a ela. Fica uma delícia”, afirmou. 

Já Carina Rodrigues, de 29 anos, foi até o local acompanhada de seus dois filhos e destacou a importância do alimento para a sua família, que será utilizado para uma receita já nos próximos dias. “Essas abóboras ajudarão muito na minha casa, sendo um reforço na alimentação dos meus filhos e espero que cheguem a outras pessoas que precisem tanto quanto a minha família. Vivem 6 pessoas na minha residência e vou preparar para eles um caldo de abóbora com carne seca, acompanhado de bastante tempero, como alho, cebola e cheiro-verde, nos ajudando a passar por esse tempo mais frio”, completou. 

De acordo com o secretário da pasta, Julio Carolino, a distribuição na localidade vai além da simples entrega de um alimento importante aos moradores, representando um incentivo para a produção consciente em pequenos espaços urbanos do município. “É muito importante estar aqui apresentando à população o quanto a terra da cidade é produtiva, com uma ação que é muito mais que a entrega de um produto, é um incentivo às pessoas produzirem em pequenos espaços. A nossa ideia é criar uma cultura de agricultura urbana no município, usando pequenas áreas e terrenos baldios, mostrando que é possível produzir nesses locais uma abóbora sem uso de agrotóxicos e com sabor diferenciado. Sei que as pessoas vão sair daqui hoje com essa consciência, aproveitando o solo e clima favoráveis de Maricá para a produção”, ressaltou. 

A entrega de abóboras é uma ação recorrente na cidade, ocorrendo sempre nos momentos em que há colheita na Fazenda Pública, com a distribuição, na última segunda-feira (26), aos moradores do Espraiado e de Ponta Negra. Conforme forem colhidas novas remessas de abóboras e outros vegetais, ocorrerão distribuições em outros bairros, visando atender todo o município.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here