Representar os modais gratuitos que são a marca de Maricá e estimular a utilização pela população. Esse é o objetivo da campanha “Vermelhinhos de Maricá”, lançada nesta sexta-feira (09/07) nas redes oficiais da Prefeitura, com vídeos destacando os ônibus tarifa-zero do município — os vermelhinhos — , e as bicicletas gratuitas compartilhadas, conhecidas como ‘vermelhinhas’, parte do compromisso da cidade em democratizar o acesso de todos ao transporte público.

O primeiro vídeo destinado às redes é intitulado “Pegue Sem Pagar” e destaca, através de uma linguagem descontraída e atual, a presença dos vermelhinhos e vermelhinhas em toda a Maricá, auxiliando os moradores no deslocamento gratuito até o trabalho, à escola, ou mesmo aos pontos turísticos mais conhecidos do município.

O vídeo foi publicado, também, na rede social TikTok, uma das mais utilizadas atualmente e que conta agora com a presença da Prefeitura de Maricá (@maricapref). Na rede, serão publicados challenges (desafios) à audiência, característicos da plataforma, além de vídeos com conteúdos exclusivos direcionados ao público do TikTok.

Para Isabelle Nunes da Conceição, de 26 anos, dançarina que participou das gravações e moradora de Inoã, poder colaborar com a cidade é uma honra e ressalta todas as políticas sociais que Maricá promove.

“Para mim, foi muito especial participar da campanha. Quando fiquei sabendo da chegada dos vermelhinhos à cidade inteira, eu gravei um vídeo comemorando e viralizou pela cidade e, logo em seguida, me convidaram para participar desse comercial e me senti muito honrada e feliz”, afirmou, destacando, também, os avanços de Maricá em meio à pandemia. “Vivemos em um momento de pandemia, mas, em meio a tantas tristezas trazidas pela Covid-19, vemos Maricá atuando cada vez mais, auxiliando toda a população, com muitos avanços e isso se reflete na felicidade da população com tantas conquistas, algo que vejo desde que vim morar aqui”, completou.

Os ônibus ‘vermelhinhos’ circulam em Maricá desde 2015 e, em março deste ano — com o fim da concessão da empresa que operava parte do transporte municipal —, chegaram a Inoã e Itaipuaçu, os distritos mais populosos da cidade, alcançando todo o município em mais de 30 linhas gratuitas. Com isso, Maricá se tornou a primeira cidade brasileira com mais de 100 mil habitantes a ofertar transporte gratuito a toda a população.

Já as bikes compartilhadas ‘vermelhinhas’, entraram em operação em março de 2021, inicialmente em cinco estações na região central de Maricá e, hoje, possuindo 19 estações espalhadas pelo município, com 190 bicicletas à disposição da população. A reserva das bicicletas é feita através do aplicativo Vermelhinhas EPT, mediante um cadastro do usuário na plataforma ou presencialmente na sede da EPT.