A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Urbanismo, participou do 27º Congresso Mundial de Arquitetos “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” na última quarta e quinta-feira (07 e 08/07), em um evento online que teve a exposição de 383 trabalhos selecionados de arquitetos de mais de 40 países.

O programa “Urbanista Por Um Dia” de Maricá surgiu com o objetivo de incluir estudantes da rede municipal no processo de construção da cidade. São realizadas atividades que estimulam a observação, avaliação e dinâmicas em grupo, onde os alunos podem propor as suas concepções para gerar as mudanças em um determinado espaço. Ao final do projeto, elas realizam maquetes que futuramente serão convertidas em estudos preliminares pelo setor de projetos da Prefeitura.

Ao final das apresentações que foram transmitidas no Youtube, o evento contou com um debate entre os participantes, esclarecendo dúvidas e propondo novas formas de atuação.

“Ficamos muito felizes de apresentar esse projeto no maior evento de arquitetura e urbanismo do mundo. Fomos um canal de propagação da cidade de Maricá com um exemplo de um mecanismo adotado que se preocupa em colocar o indivíduo como foco através de soluções que integra a gestão participativa na construção da cidade desde a infância”, comentou o secretário de Urbanismo, Celso Cabral.

Ana Cláudia Garcia, arquiteta e coordenadora do projeto, destacou a relevância do trabalho na compreensão do cidadão e explicou como pretende dar prosseguimento na cidade.

“Desde a concepção em 2017, nos empenhamos em elaborar mecanismos que colocassem a criança em um processo de contribuição no meio que vive, e agora ver o destaque e proporção que se tornou através desse Congresso é motivador para darmos continuidade até mesmo para outros públicos como idosos e adolescentes. Estamos estudando a melhor forma de avançar para este momento de pandemia”, concluiu.