Foto: Clarildo Menezes

O cronograma de vacinação contra a Covid-19 avança em Maricá e, nesta quinta-feira (08/07), foi a vez dos profissionais responsáveis pela limpeza urbana da cidade com idade entre 24 e 32 anos ou mais receberem a primeira dose do imunizante no Núcleo Municipal de Imunização Heitor da Costa Matta (Centro).

A inclusão desse grupo no calendário de Maricá se dá pela adição desses trabalhadores ao Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde — acompanhado pelos municípios, devido ao grau de exposição e os riscos desses profissionais à contaminação pelo novo coronavírus, aspecto destacado pela subsecretária de Saúde, Solange Oliveira.

“Fundamental a inclusão do grupo dos profissionais da limpeza urbana, que nunca saíram da linha de frente durante toda a pandemia. Devido à importância do seu trabalho e ao grau de exposição desses profissionais, optamos por utilizar a vacina da Janssen, e possibilitar a sua imunização completa de forma célere”, explicou.

Um dos imunizados na ação foi Pedro Severino, de 32 anos e profissional da varrição pela autarquia Serviço de Obras de Maricá (Somar). O trabalhador, que veio de Pernambuco para morar em Maricá há 4 anos, ressaltou sua felicidade em poder receber a primeira dose, principalmente por trazer mais segurança no contato com sua família.

“Só tenho a agradecer à Prefeitura por poder ser imunizado. Vivo com minha esposa e dois filhos e me sinto mais seguro ao chegar do trabalho e entrar em casa e ter contato com a minha família. Vim de Pernambuco para Maricá há 4 anos e acho uma maravilha todos os projetos da cidade e as oportunidades que temos aqui, como essa imunização feita hoje”, afirmou.

Já as mulheres que atuam na limpeza do município, grupo majoritário na vacinação desta quinta-feira, se mostraram muito satisfeitas com a imunização.

Para Daiane de Araújo, de 25 anos, parte da equipe de conservação em Itaipuaçu, a ação tem impacto não só nos trabalhadores dessa área, como também nos moradores com quem se tem contato.

“Nós somos o espelho da cidade, Maricá continua limpa por conta do nosso trabalho e estamos muito expostos à contaminação por atuarmos nas ruas da cidade. Assim, agradeço por poder estar sendo imunizada nesta ação, o que é uma segurança não só para mim, como também para os meus filhos, os moradores que temos contato, além dos meus colegas de trabalho”, disse.

Andressa Lopez, trabalhadora da varrição no Recanto de Itaipuaçu, acha importante a vacinação e se manterem os cuidados.

“Adorei a iniciativa da Prefeitura em incluir os trabalhadores da limpeza urbana no calendário de vacinação. Tenho filhos e um pai idoso que mora comigo, além de ser a chefe da família, então não posso parar de trabalhar e fico um pouco mais leve e tranquila com essa primeira dose, continuando a manter os cuidados contra a doença, como o uso de máscara e álcool em gel”, completou.

A imunização dos trabalhadores da limpeza urbana segue nesta sexta-feira (09/07), no Núcleo Municipal de Imunização, destinada aos profissionais com idade entre 18 e 23 anos ou mais. Além disso, de acordo com o novo cronograma publicado na quarta-feira (07), a vacinação segue em pessoas sem comorbidade de 46 anos nesta quinta-feira (08), nos polos de saúde USF Jardim Atlântico; USF Chácara de Inoã; USF Marinelândia; USB Central; Unidade Volante de Vacinação (UVV) Itaipuaçu; e UVV Aeroporto de Maricá, com a faixa etária imunizada diminuindo a cada dia, chegando à população de 25 anos no fim do mês.