Foto: Anselmo Mourão

Os porteiros das escolas municipais de Maricá receberam um treinamento intensivo nesta quinta e sexta-feira (01 e 02/07), oferecido pela Secretaria de Educação, para o reinicio das aulas, que está previsto para segunda-feira (05). Assuntos como cuidados sanitários e a importância da presença dos profissionais na rotina dos alunos foram destaque na palestra realizada no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro.

Rodrigo Moura, subsecretário de Educação, ressaltou que a questão do afeto e do receber os alunos nessa nova fase é de extrema importância.

“Precisamos passar para eles como vai ser o trânsito dentro da escola, a entrada e saída das pessoas, além dos protocolos de segurança, o olhar atento para o uso da máscara, a manutenção para o distanciamento social, nós vamos reforças toda semana toda semana esses protocolos para esse retorno acontecer da melhor e mais segura forma possível”, afirmou.

Uma das palestrantes foi a Nathália Coutinho, gerente do núcleo de formação da secretaria de Educação, que destacou a importância do trabalho dos porteiros nas escolas.

“Todos os profissionais da educação são importante e são educadores. Vocês são os olhos da escola e o primeiro elo entre a escola e a comunidade, vocês conhecem os responsáveis, os professores e todos os alunos. Nesse momento de retorno de um período que a gente jamais pensou viver, vão ter crianças que nunca tiveram contato com esse ambiente escolar, então é muito importante que vocês tenham esse olhar atento e sobretudo um olhar afetivo”, disse a educadora para os profissionais durante o treinamento.

Mônica Correia, de 43 anos, irá trabalhar na porteira da Casa da Criança de Inoã, e contou que o treinamento esclareceu aspectos importantes sobre a nova rotina de trabalho.

“Foi de excelência. Muito importante e trouxe até uma autoestima para gente, até porque somos os olhos da escola. Estou ansiosa e muito animada para o retorno”, disse.

“É um incentivo para nós e também precisamos dessas instruções para realizarmos o melhor trabalho possível para as crianças, que estão tanto temo afastadas da escola”, falou Vanderlei Lopes, de 51 anos, será porteiro do CEPT Professora Zilca Lopes da Fontoura.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here