A Horta Comunitária do Manu Manuela, em São José do Imbassaí, continua sendo espaço para projetos inovadores de Maricá. Na terça-feira (29/06), as secretarias de Economia Solidária e Assistência Social promoveram no local uma visita dos assistidos pela Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte, atividade que é parte de um projeto terapêutico baseado no contato com a terra, fomentando na população em situação de rua aspectos como valorização ambiental e segurança alimentar.

Além disso, em parceria com a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar), as secretarias planejam implantar uma horta comunitária no espaço da Casa Abrigo municipal, promovendo uma formação técnico-política de manejo da terra aos assistidos, com palestras sobre o uso da terra e alimentação saudável, além de uma elaboração coletiva da horta, baseada na geração de renda através da economia solidária.

“A população em situação de rua é uma prioridade, assim como o fomento às iniciativas de economia solidária, agroecologia e segurança alimentar. Além da perspectiva terapêutica, é direito de todos a uma alimentação de qualidade. Fico feliz quando conseguimos unir todas estas agendas como nesta visita ao projeto hortas comunitárias desenvolvido no Manu Manuela, em parceria com a Secretaria de Assistência Social”, destacou a secretária de Economia Solidária, Rebeca Azevedo.

De acordo com o coordenador e psicólogo da Casa Abrigo, André Sodré, o contato dos assistidos às hortas comunitárias é extremamente positivo.

“A participação dos acolhidos neste encontro é traduzida como uma pista de como trabalhar a garantia de direitos sociais com a própria sociedade. Dessa forma, possibilitamos a redução de danos, a construção de DHAA (Direitos Humanos à Alimentação Adequada) e a perspectiva do plantio como fonte de Economia Solidária”, afirmou.

Para a nutricionista da Casa, Elaine Nunes, a visita despertou neles o interesse em um maior contato com a natureza. “Já que os moradores da Casa Abrigo constituem uma parte da população mais suscetível à insegurança alimentar e nutricional, com pouco acesso à informação sobre práticas alimentares saudáveis, a visita despertou neles um interesse em adotar uma alimentação mais saudável, com um maior contato com a natureza”, completou.

A Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte entrou em funcionamento em 2020, com o objetivo de proteger e fortalecer a cidadania de pessoas em situação de vulnerabilidade. A Casa fica localizada na Rua Tenente Coronel Aviador Roberto de Souza Machado, nº 18, quadra 159 (Araçatiba) e tem capacidade para acolher até trinta pessoas em situação de rua.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here