A artesã Janaína Souza dos Santos e a costureira Cassia Pimentel acabaram de recriar para a live desta terça-feira do Arraiá Maricá o look típico que a campeã do BBB21, Juliette Freire, usou para cantar com Elba Ramalho. O vestido branco com estampa floral foi confeccionado pelo estilista Eduardo Amarante.

Usada pela apresentadora Deborah Duarte no encerramento da programação do Arraiá de Maricá, a réplica na cor gelo e tecido tricoline é resultado de um trabalho a quatro mãos, de duas profissionais da cidade. E em tempo recorde: três dias de trabalho.

Moradora de Itapeba, a costureira Cassia Pimentel de 53 anos, também foi responsável pela confecção dos vestidos usados pelas apresentadoras Deborah Duarte e Ingridi Pedroza nos outros dias de Arraiá. Mas, um vestido em especial, decidido em última hora, que teve que ser feito em apenas dois dias, chamou sua atenção. “Como esse era um vestido que estava em evidência, por causa da Juliette ser muito famosa, eu resolvi procurar saber quem era o estilista para avisar que faria uma réplica de seu trabalho. Entrei em contato pelo Instagram, achando que nem receberia resposta. Mas ele mandou mensagem dizendo para eu fazer sim, e bem bonito”, contou.

Com base na foto e num vídeo postado pelo estilista, a costureira fez o corte da roupa. “Eu acompanhei no perfil do estilista ele desenhando e desenvolvi a modelagem com mais precisão. Fiquei emocionada por uma pessoa tão famosa como ele, ter entrado em contato comigo, que estou tão distante da terra dele. Sou uma costureira. É muito difícil o reconhecimento do nosso trabalho, mas ainda existem pessoas que dão valor às outras”, comemorou.

A artesã Janaína Souza dos Santos ,de 60 anos, deu o toque final na obra de arte. Moradora de Itaipuaçu, ela integra a Feirarte, outra iniciativa da Prefeitura, iniciativa que acontece na Praça Macedo Soares (Centro) desde 2018.

“Eu pinto telas. A maioria sobre arte africana, mas também trabalho com bolsas, brincos e chaveiros com a pintura dos pontos turísticos da cidade. Na sexta-feira, quando a Deborah me falou o que queria fazer e perguntou se eu pintaria para ela, eu falei que o tempo era curto, porque o vestido da Juliette é todo bordado e eu teria que pintar. Na técnica que eu uso, a tinta seca em um dia com tempo bom. Mas se chovesse, não teria tempo hábil para fazer o vestido todo. Ela me passou umas fotos e disse que a costureira só poderia me entregar o vestido na segunda de manhã. Eu teria um dia apenas para fazer tudo”, lembra Janaína, que entrou em contato com a costureira e pediu todas as medidas.

“Pintei todas as flores num outro tecido, para facilitar. E depois de seco, comecei a recortar. Fiz uma aplicação, com cola de tecido e cheguei ao resultado dessa releitura, porque eu não consigo copiar o trabalho de nenhum outro artesão. Na verdade, não consigo copiar nem mesmo o que eu faço. Mas eu fiz com toda dedicação para que ela arrasasse na live. A gente faz tudo para elevar o nome da nossa cidade. Afinal, Maricá merece”, avaliou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here