Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, deu continuidade, na manhã deste sábado (26/06) à entrega de abóboras colhidas esta semana na fazenda pública Joaquin Piñero (antiga Fazenda Ibiaci), no Espraiado, totalizando aproximadamente 20 toneladas.

A entrega foi feita na praça do Barroco, em Itaipuaçu, e no Centro de Inoã. Na sexta-feira, a população que passava pela Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro, também pode levar a abóbora para casa.

“Nós estamos conseguindo levar um produto livre de agrotóxicos para população maricaense e mostrando que não é uma simples entrega, mas sim uma forma de produzir em pequenos espaços, mostrar também o quanto a terra de Maricá é bondosa, o quanto a gente consegue produzir produtos de qualidade”, afirmou o secretário Julio Carolino.

Segundo Carolino, a população pode procurar a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca para ser orientada no plantio e colheita em seu quintal, mais precisamente em pequenos espaços, que é a ideia das praças agroecológicas e da fazenda pública.

“Vamos iniciar agora um plantio de mamão na fazenda, que é um experimento, mas a ideia é levar cada vez mais produtos de qualidade para  a mesa do morador de Maricá”, explica o secretário.

Milton Mariano, de 49 anos, morador de Itaipuaçu, saiu sorridente levando para casa a abóbora fresquinha que recebeu. “A Prefeitura está de parabéns! Essa parte agrícola faz toda diferença na nossa mesa, é sem dúvida um privilégio para o morador da cidade”, disse.

Juliana Barros, de 40 anos, e Wanessa Lira, de 43 anos, são vizinhas e moram em Inoã, contaram que estavam indo ao mercado quando viram a iniciativa. “Eu achei genial essa ideia, são atitudes como essa que fazem diferença na vida da nossa família”, afirma.

Juliana contou que a abóbora para a sopa já seria riscada da lista de compras. “As abóboras estão lindas, a gente consegue ver que tem qualidade”, concluiu.