O sexto dia da I Mostra Online de Cinema de Maricá, exibe neste sábado (26/06), através das páginas da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Cultura no Facebook e no Youtube, mais três importantes obras audiovisuais do nosso cinema. Às 16h tem “Geraldinos”, para os amantes do futebol. Às 19h é a vez do premiado “Auto de Resistência” e por último, fechando com chave de ouro a noite de exibições,  está “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”.

Construído em 1950 para a primeira Copa no Brasil, o Maracanã foi, por 60 anos, o espaço mítico do futebol-arte. Nesse território, a Geral era o lugar destinado ao povão. Não havia como jogadores e técnicos deixarem de ouvir as críticas e até xingamentos dos torcedores apaixonados. O documentário “Geraldinos” de 2015, dirigido por Pedro Asbeg e Renato Martins, é dedicado à memória destes torcedores. O filme analisa as mudanças na reforma do estádio, em 2010, que decretaram não só o fim da concepção de um espaço para todos, mas a instalação de um modelo mais elitista de espetáculo e de cidade.

Dirigido por Natasha Neri e Lula Carvalho, “Auto de Resistência” é um documentário sobre os homicídios praticados pela polícia contra civis, no Rio de Janeiro, como o da chacina de Costa Barros, onde cinco jovens amigos foram mortos pela polícia. O filme acompanha a trajetória de personagens que lidam com essas mortes em seus cotidianos, mostrando o tratamento dado pelo Estado a esses casos, desde o momento em que um indivíduo é morto, passando pela investigação da polícia, até as fases de arquivamento ou julgamento por um tribunal do júri. A obra ganhou o prêmio de melhor documentário no Festival “É Tudo Verdade 2018”, foi selecionado para a Mostra FrontLight, do IDFA (International Documentary Film Festival of Amsterdam), indicado ao Prêmio de Direitos Humanos do IDFA e qualificado para o Oscar 2019.

Lançado em 2013, sob a direção de Cavi Borges, Luciano Vidigal, “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”, resgata os 10 anos passados desde o lançamento de “Cidade de Deus”, longa de Fernando Meirelles e Kátia Lund, que recebeu quatro indicações ao Oscar e incontáveis prêmios em todo o mundo. O documentário pretende mostrar o que mudou na vida dos intérpretes do longa de 2002. Personagens que já fazem parte da história recente do cinema nacional, como Dadinho, Bené e Zé Pequeno, entre outros, participam do filme.

A I Mostra Online de Cinema de Maricá segue sendo transmitida sempre pelas páginas da Prefeitura e da Secretaria de Cultura na internet até 30 de junho.

Serviço:

Sábado – 26/06 – Exibição nas páginas da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Cultura no Facebook e no Youtube.

16h – GERALDINOS – de Pedro Asbeg e Renato Martins

19h – AUTO DE RESISTÊNCIA – de Lula Carvalho e Natasha Neri