Foto: Anselmo Mourão

Direto da natureza para os quintais da cidade, esse é o trajeto das mudas doadas no projeto Maricá + Verde, que  distribui gratuitamente espécies da Mata Atlântica. Iniciativa da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cidade Sustentável, nesta quinta-feira (24/06) o programa esteve na Praça de Bambuí. Desde o início do projeto, há quase seis anos, já foram 40 mil mudas distribuídas em todos os bairros da cidade.

Entre as cerca de 100 espécies doadas para quem passava pelo local haviam  ipê rosa, amarelo, nêspera, pata de vaca, moringa, palmeira de garrafa, goiabeira.

O aposentado Renato Luiz Poppe, 67 anos, morador do bairro de Cordeirinho, também participou da ação. “Sensacional esse programa. Eu como um apaixonado por plantas não fiquei  de fora dessa ação importante para diminuir o efeito estufa que está cada vez mais cruel e os desmatamentos. Se cada um plantasse uma árvore, o ar estaria mais puro e o ambiente mais agradável. Essas plantas irão ficar lindas no meu jardim”, concluiu.

A aposentada Maria Auxiliadora Vieira, de 65 anos, moradora de Guaratiba, falou que é apaixonada pela natureza e amou o projeto. “Estou levando uma muda de moringa, goiabeira e palmeira para plantar em minha casa. Eu adoro plantas, o verde e a natureza”, ressaltou.

Além de receber as mudas, técnicos da secretaria orientaram sobre o plantio e os cuidados que devem ser adotados para o crescimento delas. Segundo a bióloga Stella de Lima, o objetivo do projeto é estimular o plantio de mudas em todos os distritos do município. “Esse programa deixa a cidade mais verde. Ver as pessoas adotando as mudas é algo que nos motiva e é sempre importante estimular isso na sociedade”, destacou a bióloga.

Os próximos locais de distribuição serão: Praça de Itapeba (01/07); na Praça de Guaratiba (08/07); em Araçatiba (15/07 – próximo a Prefeitura de Maricá); na Praça do Barroco (22/07 – Itaipuaçu) e, encerrando o mês, na Rua 90 em Cordeirinho (29/07).