Foto: Marcos Fabrício

Alinhar educação ambiental, solidariedade e descarte correto de resíduos. Esse é o objetivo das ações itinerantes da Prefeitura de Maricá, através de parceria entre a autarquia Serviço de Obras de Maricá (Somar), a Secretaria de Cidade Sustentável e a Coordenadoria de Assuntos Religiosos, que esteve, nesta quinta-feira (24/06), no Barroco (Itaipuaçu), recolhendo agasalhos, resíduos eletrônicos, óleo usado e tampinhas de garrafas plásticas.

Segundo a coordenadora de Assuntos Religiosos, Danieli Machado, responsável pela inclusão da doação de agasalhos no projeto, a participação da população nas ações é de extrema relevância e mostra que a preocupação social e ambiental caminham juntas.

“Mais um dia de coleta da nossa campanha e queremos ressaltar a importância desse movimento para contemplar, através da ajuda de todos, das doações da população, agasalhos às pessoas em situação de vulnerabilidade. Para alcançarmos um número expressivo de doações, convidamos a todos a participar dessa campanha, separando agasalhos e cobertores que estão em condições de uso, mas que não lhe sejam mais úteis. Venham às tendas instaladas nos bairros e exerçam esse ato de solidariedade”, destacou.

Já para o secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira, as atividades da iniciativa são importantes para a preservação do meio ambiente.

“O recolhimento destes resíduos e sua adequada destinação, contribui para a diminuição do descarte irregular que polui nossas áreas protegidas. Contamos com o apoio da população para o sucesso deste importante projeto e parceria”, afirmou.

Na ocasião, a iniciativa se instalou nas proximidades do DPO do Barroco, no centro comercial do distrito de Itaipuaçu, tendo grande procura pela população local, que buscava doar vestimentas àqueles que mais necessitam em meio ao inverno, além de um local para descartar resíduos sem agredir o meio ambiente.

Para Daniele Pena, costureira, de 38 anos, que trouxe a filha para realizar a doação de agasalhos, a ação é muito importante e traz consciência à população.

“Acho essa iniciativa super útil e fundamental. As pessoas precisam se conscientizar e doar cada vez mais, tanto para auxiliar aos mais necessitados nesse momento de aumento do frio no inverno, quanto para recolher lixos eletrônicos que fazem muito mal ao meio ambiente e demoram a se decompor. Acho esse trabalho muito importante e participarei mais vezes“, disse.

Já Mônica Neves, moradora do Jardim Atlântico, de 49 anos, que esteve no local entregando resíduos eletrônicos, ressalta o local correto para o descarte trazido pela iniciativa.

“Essa ação é muito bacana por proporcionar um local específico para o descarte desses resíduos aqui em Itaipuaçu. Temos sempre que fazer isso, participar, porque se todos fizessem isso, separassem e descartassem corretamente, diminuiria bastante a poluição ambiental na região. A Prefeitura está de parabéns e passarei por aqui mais vezes”, completou.

As ações itinerantes acontecem todas as semanas, de 9h às 15h, a cada dia em um bairro diferente da cidade. Às segundas-feiras, o projeto ocorre nas proximidades da ponte que dá acesso ao bairro Mumbuca; às terças-feiras, a iniciativa fica na Praça Ana Ferreira, na Divinéia (Barra de Maricá); às quartas-feiras, é a vez do Caju (próximo ao Bar do Lelei); às quintas-feiras, o recolhimento ocorre no Barroco (Itaipuaçu); já às sextas-feiras, a equipe atua na Praça do Turismo (Centro).

Além das ações nos bairros, a iniciativa realiza nas residências o recolhimento de agasalhos, óleo usado, lixo eletrônico e tampinhas de garrafas plásticas. Para solicitar a ida da equipe à sua casa, é necessário entrar em contato com o telefone (21) 3731-9633 e realizar o agendamento. O número pode ser contactado, também, para mais informações do projeto.