A Secretaria de Saúde de Maricá está cumprindo o programa de imunização contra a Covid-19 com uma importante contribuição: o Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) tem atuado para localizar a população PCD. O instituto coordena o programa “Chegou a Sua Vez”, que realizou mapeamento em milhares de domicílios e permitiu identificar com precisão as pessoas com deficiência. Nesta sexta (11/06), foi a vez de Inoã receber a equipe itinerante de imunização, que atua em integração com outras secretarias.

“É de extrema importância a realização de trabalhos como esse. Estaremos sempre disponíveis para contribuir com as secretarias e, assim, realizarmos projetos capazes de melhorar a vida das famílias da nossa cidade”, comentou o presidente do IDR, Romário Galvão.

A Secretaria de Saúde avalia como positiva a participação do IDR neste processo. “Os esforços do governo estão voltados a garantir a imunização de todos os maricaenses. Estamos seguindo o Plano Nacional de Imunização, e no que tange a cidade de Maricá, essa ação integrada torna o trabalho mais ágil, o que é fundamental neste momento delicado que o mundo vive. O mapeamento feito pelo IDR já auxiliou na localização de parte da população idosa e agora ajuda a chegar nas pessoas com deficiência”, enfatizou a subsecretária de Saúde, Solange Oliveira.

Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef), René Lazari ressalta que tem acompanhado a iniciativa a fim de reforçar as demandas da população PCD. É também o conselho que ajuda a viabilizar os espaços que receberão as equipes de vacinação. “Fizemos a primeira etapa em Itapeba, na igreja, e depois fizemos a segunda etapa em Ponta Negra. A partir dessa etapa de hoje, a Secretaria de Políticas Inclusivas se juntou e ofereceu o trabalho de busca nas residências das pessoas”, explicou.

A secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto, comentou a importância da integração entre as pastas. “Formamos essa parceria ao perceber que grande parte das pessoas tem dificuldade de locomoção e que estão, às vezes, até perto, mas não tem como sair de suas casas para vir ao local de vacinação”.

A voluntária Denise, que trabalha no Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas para Jovens e Adultos Especiais (Nair), parabenizou a equipe envolvida no trabalho. “É extremamente importante ter um espaço reservado e adaptado para as pessoas com deficiência. Agradecemos demais todo esforço que está sendo realizado”.