Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, através das secretarias de Políticas Inclusivas e de Saúde, com o apoio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CONDEF), realiza, nesta sexta-feira (11/06), o transporte de pessoas com deficiência (PCDs) com dificuldades de locomoção para a imunização, em primeira dose, contra a Covid-19. A vacinação ocorrerá na antiga sede da Igreja El Shaday, em Inoã sendo parte da terceira ação extramuros prevista no calendário de vacinação da Secretaria de Saúde.

Serão disponibilizadas vagas para o transporte dos moradores de Inoã e Itaipuaçu, de acordo com a demanda e a capacidade do veículo utilizado pela Secretaria de Políticas Inclusivas — uma van com espaço para 4 cadeirantes e 4 assentos. Além disso, no local, haverá intérpretes de libras disponíveis para o atendimento dos assistidos.

Para poder obter a vaga no transporte, os interessados devem preencher o cadastro no link (clique aqui) incluindo o laudo informando a deficiência ou enviar os dados para o WhatsApp (21) 99808-0930. Após isso, aguardar o processo de triagem e a busca ativa realizada pelo Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI) de Maricá.

De acordo com a secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto, a parceria para a realização da vacinação de pessoas com deficiência é mais um passo na garantia de direitos a essa população, além de ser mais uma ação para evitar a propagação da Covid-19 em um grupo de risco.

“A parceria é de fundamental importância para a realização da ação. Maricá tem toda uma aparelhagem importante na saúde do município e, com o intermédio do CRPI, um centro de referência do nosso município, poderemos usar essa plataforma para alcançar aqueles que realmente precisam do transporte até o local da vacinação. Com toda a certeza, com essa ação, aumentaremos o número de imunizados contra a Covid-19 e, como as pessoas com deficiência são um grupo de risco, é mais um protocolo extremamente necessário”, destacou.

Para a subsecretária de Saúde, Solange Oliveira, um acolhimento específico às pessoas com deficiência no processo de vacinação é essencial.

“O grupo prioritário das pessoas com deficiência precisa de cuidados específicos no acolhimento para a vacinação contra a Covid-19. Embora alguns consigam acessar sem dificuldades os polos de vacinação e as Unidades Volantes de Vacinação (UVVs), boa parte desse público precisa de um acolhimento diferenciado. Neste sentido, acolhemos a proposta do CONDEF de promover polos extramuros exclusivos para receber esse público e mitigar esta dificuldade”, afirmou, ressaltando que outras duas ações deste tipo já foram feitas. “Realizamos duas ações e nelas vacinamos em torno de 60% do total de vacinados em todo o período da campanha, o que comprova a necessidade delas. O terceiro evento acontece no 3º Distrito e estenderemos ao 4º Distrito (Itaipuaçu) também”, completou.

As pessoas que forem aprovadas na triagem serão informadas pelo CRPI sobre o transporte até o local da vacinação. Em caso de dúvida, deve ser feito contato com a equipe técnica através do (21) 3828-0268.

Serviço: Cadastramento de pessoas com deficiência para o transporte à vacinação

Inscrição: www.maricapoliticasinclusivas.com.br

Local de vacinação contra a Covid-19: Antiga sede da Igreja El Shaday (Estrada de Itaipuaçu, 30, Inoã).