Vacinação contra febre aftosa - Foto: Divulgação

A campanha nacional de vacinação contra a Febre Aftosa e Raiva em bovinos e bubalinos (búfalos), que terminaria no dia 31/05, foi prorrogada para o dia 15/06. Até o momento, desde o início da vacinação no dia 1º maio, 60% do rebanho cadastrado foi vacinado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá.

De acordo com o responsável pela pasta, Júlio Carolino, a prorrogação da campanha possivelmente está atrelada à baixa procura dos criadores de outros municípios para vacinar o rebanho, por conta da pandemia.

Segundo o secretário, neste ano a Prefeitura de Maricá disponibilizou vacinas gratuitas para os pequenos criadores que possuem até 80 cabeças de gado, diferente dos outros anos que era de até 60 cabeças. “Isso é um incentivo que Prefeitura faz de vacinar o rebanho do pequeno criador”, disse.

Para isso, basta o pecuarista procurar o Posto Municipal de Defesa Agropecuária, que fica no bairro Caju, pelo telefone 99207-2388, e agendar a visita de vacinação feita nas propriedades. Esse serviço é feito semanalmente pelos técnicos da secretaria que percorrem uma localidade do município para imunizar o gado na propriedade do pecuarista. Já os criadores que possuem mais do que 80 cabeças de gado, a imunização deve ser feita por conta própria.