Teatro, poesias, pop, rock e muito mais. Assim iniciou a live deste sábado (29/05) da Prefeitura de Maricá em comemoração aos 207 anos da cidade, através da Roda Cultural, iniciativa das secretarias de Cultura, Turismo e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). O evento foi transmitido pelos canais oficiais da Prefeitura no Facebook e Youtube.

O penúltimo dia começou às 16 horas com muita dança através da companhia de dança Erick Dancer, seguindo pela Cia Teatro Máscaras que levou bastante alegria para os lares maricaenses. O duo formado por Mário Vieira e Raul Toledo fez uma apresentação leve e animada, como são suas performances.

Em seguida, foi a vez da homenagem ao poeta e escritor Manoel Lago, falecido no dia 14 de abril deste ano, vítima da Covid-19.  Gaúcho de Porto Alegre, Manoel Luiz Lago Pereira tinha 69 anos, foi diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (FAPERJ), mas foi em Maricá, cidade que escolheu viver, que teve seu trabalho destacado.

Atuou nas secretarias municipais de Cultura, Comunicação, Economia Solidária e de Políticas Especiais,  além de ter sido um dos organizadores  das duas edições do Festival Internacional da Utopia, em 2016 e 2018. É autor do romance “Riacho Mágico” e um dos idealizadores do coletivo de escritores da cidade, O Povo do Livro. Durante a homenagem foram lidas poesias por Mayara Dornelas, Zélia e Gerônimo Madureira, integrantes do coletivo.

O secretário de Cultura, Sady Bianchin, exaltou Manoel Lago. “Valeu, poesia Maricá. Lugar com diversas poesias de todos os estilos. Onde a poesia popular é o único lugar que nós não somos colônia. Viva Manoel Lago”, disse.

A festa continuou com Bruna Mendes, interpretando sucessos das redes, entre eles: “Fica tudo bem”, de Silva e Anitta e com bastante forró cantado pela Mayara e sua banda.

A última rodada de apresentações do dia iniciou com Samba.com que agitou a  galera com músicas do grupo Menos é mais, Di propósito e muito mais, continuando com shows de Wagner Mariano, Vivi Serrano, grupo Vai e Volta, Edinho Manhoso e Thiago Dantas com muito reggae, pagode e pop.

O encerramento do penúltimo dia de lives ficou por conta do cantor Bruno di Berner que interpretou sucessos de Jorge & Mateus em “Essa gelada eu vou beber”, Henrique & Juliano em “Cadê o melhor que eu” e Alceu Valença em “Anunciação”.

A programação segue até domingo (30/05), com muito teatro, dança, samba, pagode, pop, MPB e rock. Domingo, a Roda Cultural começa mais cedo, às 15h, com apresentações  de Dança do ventre, dança cigana, dança jazz contemporâneo, Luiz Barreto, Foguete, escolas de samba: União de Maricá, Inocentes de Maricá, Azul e Branco,  Flor de Imbassaí, Tradição de Maricá Herdeiros, Saco das Flores, Acadêmicos de Araçatiba e Acadêmicos do Caxito.