Rafael Caçula é uma das atrações dos 207 anos de Maricá - Foto: Clarildo Menezes

Os 207 anos da cidade de Maricá serão comemorados de forma diferente, com uma programação de seis dias de lives, com música gospel, samba, MPB e teatro. Organizada pela Prefeitura de Maricá, através das secretarias de Cultura e Turismo e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), a programação será transmitida pelas redes sociais da Prefeitura (Facebook e Youtube) e terá início no dia 25/05.

A transmissão de shows pela internet servirá também para reiterar a mensagem de que a pandemia ainda não acabou e que os cuidados sanitários necessários ainda devem ser mantidos por todos, como o isolamento social, o uso de máscaras em locais públicos ou ambientes coletivos e o uso de álcool gel com frequência.

Para o secretário de Cultura Sady Bianchin, esse evento tem entre seus objetivos trazer felicidade não só a população, mas também à classe artística que foi bastante prejudicada pela pandemia.

“Pensar cultura é pensar em cidadania e a arte é um instrumento de transformação social, então nesse momento a gente precisa trabalhar essa questão. Somente a arte pode nos abraçar nesse momento que estamos vivendo. A arte e a música chegam até a gente via on-line e pode fazer esse encontro ser uma forma de dialogar com a cidade”, afirmou.

No primeiro dia, coincidindo com o Dia do Evangélico, as apresentações começam às 17h com o show da banda Promessas, em seguida Efésios, Ministério Mav, Priscila Ribeiro, Ana Paula, Jaciara, Sara Sabino e terminará às 21h45 com Joel Cordeiro.

Já na quarta-feira (26), dia do aniversário de 207 anos do município, as apresentações começam às 19h30 e a festa vai rolar até às 23h35. Na abertura, o público terá a apresentação da Orquestra Popular Raul de Barros. Às 20h tem Rafael Caçula, seguido de Betinho Bahia e Ismayer Alves (20h35), Rose Lima (21h10), Roahn Victor (21h45), Larangeiras (22h20) e para o encerramento do dia, Moniquinha Angelo (22h55).

A criançada não foi esquecida nesta festa, na quinta-feira (27), a programação tem início às 17h, com teatro dos bonecos, seguido pela Companhia de Artes Lídia Maria, Banda Roller Coaster, Lalinha, Mirene Alves, Manhoso, Thunder Rock, Kontagio, Junior Vila Real, Mistura 021, Paul Rock e para finalizar, às 23h25 Marianna Cunha assume o palco até 00h05.

Na sexta-feira (28), Patrick Truque de Comédia dá o pontapé nas apresentações às 17h, seguido por Mussum, Dança Contemporânea, Dança Afro Solo Natureza do Ser, Dança Urbana Solo Mazelas, Raquel Fonseca e Dida Show, Samba Pra Valer, Tatudoemcasa, Maurício MW e Jô Borges

No sábado (29), a Cia. Teatro Magica inicia a comemoração a partir das 17h, seguido de Erik Dancer, Leandra Robledo e Banda. O dia segue com Cia Vida de Teatro e Dança, Poesias Homenagem Manoel Lago, Bruna Mendes, Mayara, Samba, Wagner Mariano, Vivi Serrano, Edinho Manhoso, Thiago Dantas, Bruno Di Berner.

Para fechar o último dia de live, no domingo (30), as apresentações começam mais cedo. A partir das 15h, com Dança do Ventre, seguido por Dança Cigana, Jazz Contemporâneo, Luiz Barreto, e a festa continua com os integrantes do carnaval da cidade, começando pelo Foguete, União de Maricá, Inocentes de Maricá, Azul e Branco, Flor do Imbassaí, Tradição de Maricá, Herdeiros, Sacos de Flores, Academicos de Araçatiba, Acadêmicos do Caxito e para finalizar, às 22h30 Cortes de carnaval finalizam as comemorações.

Os artistas estão animados para levar entretenimento à população. Nino Rodrigues afirmou que o coração está muito feliz por estar participando de uma festa que comemora os 207 anos da cidade de Maricá.

“Essa comemoração nos possibilita através desse projeto de apresentações uma união cultural com o maricaense. Esse é um grande presente para a população de Maricá! Via Maricá e sua cultura, sua beleza e sua diversidade!”,disse.

Jô Borges afirmou que vai deixar mensagens de amor e esperança na sua apresentação.

“Eu vou sempre preferir falar de amor, fé e esperança, onde há esperança há a certeza de que haverá possibilidade de fazermos melhor. É isso que move o mundo, a certeza de que se hoje não deu certo, amanhã pode dar. Onde há amor, há possibilidade de transformação e mesmo vivendo esses dias de angústia ainda acredito na transformação do ser humano e no amor, isso que eu vou levar sempre comigo”, afirmou a cantora.

A Companhia de Teatro Máscaras, representada por Raul Toledo e Mário Vieira, levará à população um espetáculo que representa Maricá.

“Nos sentimos muito honrados de receber esse convite, afinal de contas são 207 anos. Vamos apresentar o espetáculo “Cidade Limpa” que já representou Maricá em vários festivais e que fala sobre a nossa cidade limpa, estamos muito animados”, concluiu Raul.