A Secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá abre inscrições, a partir desta sexta-feira (21/05), para os interessados em oficinas, cursos e capacitações oferecidos pelo Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), direcionado à capacitação de pessoas com deficiências (PCD) e seus familiares, além de gestores públicos municipais e para a população. As capacitações serão oferecidas progressivamente na plataforma, de acordo com a demanda de inscrições analisadas neste cadastro de interessados.
Para se inscrever, os interessados devem realizar um pré-cadastro no site maricapolticasinclusivas.com.br, possuindo recursos como contraste, lupa e acesso direto ao V libras (direcionado a pessoas com deficiência visual), garantindo a acessibilidade. Na plataforma, é necessário o preenchimento de alguns dados pessoais, como número do documento de identidade e CPF, além de escolaridade, renda familiar, dentre outros.
Após a finalização do cadastro online, o inscrito passará por uma avaliação interna, visando confirmar dados cadastrais e analisar o perfil dos cadastrados na plataforma. Ao final das análises e validações cadastrais, os usuários receberão os dados de acesso ao site.
Toda as etapas de inscrição serão online, por conta das medidas restritivas contra o novo coronavírus, porém, em casos específicos de dificuldade de acesso, deverá ser feito contato com o CRPI através do (21) 3828-0268, com o agendamento de atendimento presencial na sede do Centro de Referência, localizada na Rua Boaz Vasconcelos, Lote 1, Quadra 27 – Centro.
Os cursos em vídeo terão a presença de intérpretes de libras e serão divididos em módulos de curta duração, para atender ao público que possui Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Já os cursos disponibilizados em arquivo de leitura, terão descrições de imagens no conteúdo, facilitando o acesso aos deficientes visuais.
De acordo com a secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto, o recém-inaugurado CRPI é um passo para tornar Maricá um município ainda mais acessível, sendo importante por oportunizar novos conhecimentos às pessoas com deficiência (PCD), além de garantir a outros segmentos populacionais o acesso às especificidades dos PCDs.
“As atividades oferecidas pelo CRPI são importantes para dar maior protagonismo às pessoas com deficiência, em uma luta que é de todos nós. A inclusão passa por aspectos como saúde, educação e lazer e, nesses cursos e oficinas, iremos unir esses aspectos, permitindo a participação por todos os públicos, aumentando a escuta e proporcionando a equidade. Dessa forma, aumentaremos a consciência coletiva e permitiremos a autossuficiência socialmente das pessoas com deficiência (PCD), o que é mais um passo de Maricá na direção de uma sociedade mais justa”, afirmou.
Por conta das restrições decorrentes da pandemia da Covid-19, as oficinas oferecidas pelo CRPI serão realizadas presencialmente com um número reduzido de alunos, respeitando todos os protocolos sanitários. Já os cursos e capacitações oferecidos pelo órgão, pela sua flexibilidade de ministração, serão ofertados de forma híbrida (online e presencial), com a prevalência de atividades à distância.