Em mais uma ação do programa Urbanismo Maricá Presente, a equipe da Secretaria de Urbanismo  demoliu na quinta-feira (13/05), uma construção irregular que estava sendo erguida na faixa marginal de proteção da Lagoa do Padre, em Bambuí. A operação contou com o apoio de policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e agentes da Guarda Municipal.

A obra havia sofrido embargo e seus proprietários notificados  pela secretaria, já que estava em área de proteção e onde também ocorreu desmatamento para a construção. A edificação se encontrava em fase de alvenaria e foi demolida.

Junto com a demolição na Lagoa do Padre, houve também fiscalizações nas proximidades, ao longo da Avenida do Contorno. Nessas ações, os fiscais embargaram obras e intimaram os responsáveis para impedir o prosseguimento de construções em desacordo com a legislação municipal.

Segundo o secretário de Urbanismo, Celso Cabral, o mercado imobiliário informal evidencia os problemas com as construções e o cidadão deve estar atento à regularidade do imóvel para evitar sanções.

“Há um mercado paralelo, onde constroem imóveis em áreas não permitidas e áreas invadidas para transações de compra, venda e aluguel. É importante que o cidadão entenda a necessidade da autorização para garantir que as obras correspondam com a lei de uso, ocupação e parcelamento do solo do município de Maricá, garantindo, assim, um desenvolvimento urbano sustentável”, destacou.

As denúncias sobre construções irregulares podem ser feitas, de forma anônima, à Secretaria de Urbanismo. Para denúncias relativas aos distritos Centro e Ponta Negra, o contato deve ser feito através do número (21) 3731-9777 ou pelo e-mail maricafiscalizacaourb@gmail.com. Já para denúncias de obras ilegais nos distritos de Inoã e Itaipuaçu, deverá ser encaminhada mensagem no aplicativo WhatsApp ao número (21) 97259-9213, ou, ainda, enviado e-mail para itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here