Deputado Freixo andou no ônibus Tarifa Zero com o prefeito Fabiano Horta - Foto: Vinícius Manhães

O prefeito Fabiano Horta recebeu nesta sexta-feira (07/05) a visita do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ). Acompanhado da comitiva do prefeito, Freixo percorreu vários pontos da cidade e conheceu as políticas públicas adotadas no município, com o objetivo de levar para o Congresso, uma caixa de ressonância nacional, as experiências de sucesso da administração municipal.

O primeiro local de visita foi a Escola Municipal Mata Atlântica, no Recanto. Depois, passou pela orla urbanizada de Itaipuaçu e conheceu o Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT), escola de tempo integral para mais de mil alunos que está sendo erguida no bairro. Ainda em Itaipuaçu, o prefeito e Marcelo Freixo foram à agência do Banco Mumbuca. O banco é o encarregado de fazer os créditos mensais em moeda social local do programa Renda Básica de Cidadania (RBC) a 42.500 beneficiários.

A equipe conheceu também o Parque a Céu Aberto Cidade de Maricá – o maior dos projetos de urbanização de orlas nas lagoas que mudaram a qualidade de vida na cidade. O grupo foi ao Cine Henfil, conheceu ainda o aeroporto municipal e a lona cultural Marielle Franco, na Barra de Maricá, batizada assim em homenagem à vereadora e sua ex-assessora parlamentar assassinada em março de 2018. Freixo e o prefeito Fabiano Horta retornaram ao Centro num ônibus Vermelhinho, conhecendo o programa Tarifa Zero de transporte público gratuito.

“É uma cidade pensada, planejada e voltada para as pessoas, acho que é muito importante. Visitei as escolas e vi que é de uma qualidade de investimento que é agregador, pois sou professor. Já sabia de muita coisa existente, mas, vir olhar, visitar é uma coisa extraordinária”, analisou o deputado federal.

“O deputado Marcelo Freixo cumpre um papel histórico importante na defesa das políticas públicas de inclusão social, em defesa da cidadania. Para nós, foi um prazer poder apresentar alguns projetos que Maricá vem desenvolvendo com muito êxito ao longo dos anos, como o Tarifa Zero. Fiz questão de andar com ele para mostrar a importância da dinâmica na vida das pessoas, o quanto isso traz de benefícios e o quanto isso é importante de estar sendo feito entre as cidades. Ele ficou muito impressionado com esse exemplo”, afirmou o prefeito Fabiano Horta ao desembarcar da viagem, no Centro.