Reinauguração da EM Jachinto Caetano - Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá entregou nesta quarta-feira (28/04) a obra de reforma e ampliação da Escola Municipal Jacintho Luiz Caetano, no bairro Caju. Além de seis novas salas de aulas, cozinha, refeitório, biblioteca e novas áreas de convivência e lazer, a escola ganhou uma quadra poliesportiva, que foi batizada com o nome da professora Maria Olympia de Alcântara, que morava ao lado da escola onde lecionou por 30 anos e faleceu em 2016. Seu neto, Miguel, é aluno do terceiro ano da escola.

A escola Jacintho Luiz Caetano é uma das mais antigas da rede pública municipal, com 68 anos de funcionamento ininterrupto, tem 98 alunos matriculados que estudam em tempo integral e no momento estão recebendo as aulas remotamente, devido à pandemia de Covid-19. O prefeito Fabiano Horta ressaltou o que a entrega de uma obra como essa significa nos tempos atuais.

“Quando a gente constrói um espaço como esse, não só essa quadra física, esse detalhe está expresso no cercamento da escola que não perde o contato primitivo com a natureza, são valores que precisamos preservar. Os alunos do bairro do Caju, Gamboa e entorno agora vão ter um aparelho como esse aqui para cumprirem suas atividades. É tempo de esperança e esse local muito em breve receberá muitos meninos e meninos”, afirmou Horta.

A secretária de Educação Adriana Costa lembrou que nesta quarta-feira (28/04) é comemorado o Dia Mundial da Educação. “É uma grande alegria estamos entregando, hoje, no Dia Mundial da Educação essa escola totalmente revitalizada, além de uma quadra poliesportiva”, disse.

Presidente da autarquia Serviços de Obras de Maricá, Renato Machado afirmou que momentos como o da inauguração são como acalentos. “Quero agradecer à Adriana pela parceria. É um orgulho poder ajudar a Educação”, disse, anunciando mais uma melhoria que beneficia a comunidade atendida pela E.M. Jacintho Luiz Caetano. “Em breve essa rua também estará toda asfaltada”, acrescentou.

Diretora da escola, Ledir Barbosa da Rosa falou do enorme prazer de estar à frente de uma unidade como essa.

“É uma honra participar desse momento especial para nossa cidade. Quero dizer aos nossos alunos, pais e responsáveis que não estão aqui hoje mas tudo é feito pensando no bem estar de vocês”, finalizou a diretora.