A Secretaria de Cultura de Maricá, preparou para esta quinta-feira (29/04), às 20h, no Facebook da pasta, uma “live” para comemorar o Dia da Dança. Intitulada “Dança no contexto da Pandemia”, o encontro online vai  abordar os desafios da arte no contexto da Covid-19, ações públicas emergenciais, criações artísticas e muito mais.

De acordo com o secretário de Cultura, Sady Bianchin, o principal propósito do encontro é mostrar um pouco do universo da dança para os espectadores. “Vamos fazer uma reflexão sobre a nossa realidade e o contexto da dança nesse momento em que estamos vivendo”, explicou.

“A arte é fundamental para a existência do indivíduo nesse mundo, é uma promessa de felicidade. Nós precisamos contextualizar e mostrar que existe uma realidade esperançosa, principalmente porque é a arte que nos abraça. Foi por isso que resolvemos fazer esse encontro com artistas convidados para mostrar o cenário nesse período totalmente atípico que estamos enfrentando”, completou o secretário.

A live terá a presença de convidados como o coreógrafo João Saldanha, o gestor do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Diego Dantas, a diretora da Cia. Vida de Teatro e Dança Maricá, Marília Danny, e o professor  e gestor do núcleo de dança da Secretaria de Cultura,  Leandro Dasilva. O próprio secretário de Cultura, Sady Bianchin, será o mediador do bate-papo, que terá a participação do público fazendo perguntas ou considerações ao final.

Os participantes vão abordar temas que vão girar em torno do impacto da pandemia para a linguagem da dança, das ações públicas emergenciais e implicações nas criações artísticas, além da gestão dos equipamentos culturais sob o novo contexto e os desafios para a elaboração de políticas públicas no período pós-pandemia.

Para a diretora da Cia. Vida de Teatro e Dança Maricá, Marília Danny, fazer parte desse encontro, junto a Prefeitura, é histórico. “Eu considero fundamental e uma maneira de reconhecer o artista também, nós nunca tivemos esse olhar de importância que estamos tendo. Poder falar das nossas dificuldade e como podemos colaborar com a vida das pessoas para somar cada vez mais é o nosso papel com a arte”, comentou Marília.