Pela segunda vez na semana uma equipe da imprensa internacional visitou Maricá para conhecer as ações implementadas pela Prefeitura no combate à pandemia da Covid-19. Nesta sexta-feira (16/04), a equipe da Getty Images, empresa norte-americana esteve na cidade para acompanhar de perto as medidas, tanto na área da saúde, como no aporte econômico sustentado pelo Renda Básica de Cidadania (RBC), o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), Fomenta Maricá e o Programa de Amparo ao Emprego (PAE), que estão fazendo com que o município consiga manter a economia equilibrada nesse período.

Na última terça-feira (13/04), foi a vez da equipe do programa de TV Weltspiegel (“O espelho do mundo”) da emissora pública ARD – primeiro canal de televisão da Alemanha – especializado em mostrar destaques de outros países, gravar uma reportagem, inclusive com o prefeito Fabiano Horta, apresentando os programas e destacando a importância para a população de Maricá, principalmente durante a pandemia da Covid-19.

No caso da Getty Images, não foi a primeira vez que a equipe visitou a cidade. Em janeiro deste ano, quando deu início à vacinação contra a Covid-19 ao grupo prioritário, os profissionais acompanharam a imunização nos índios da aldeia Mata Verde Bonita (Tekoa Ka’aguy Ovy Porã, na língua guarani), quando Maricá foi a primeira cidade no país a imunizar todo um grupo indígena. Desta vez, a equipe visitou Jéssica Ivana Gonçalves da Silva, de 30 anos, que trabalha na varrição de rua e recebe o cartão Mumbuca.

“Essa casa que eu construí foi uma das coisas que eu fiz com o cartão Mumbuca. Na outra casa em que morava, chovia no interior, além de meus filhos não terem o quartinho que hoje em dia eles têm”, disse. “Também com o Mumbuca faço compras no mercado e vou ao sacolão comprar frutas que eles adoram”, contou Jéssica Ivana, que é mãe de um menino de 8 anos e uma menina de 5.

Após conhecer a história da Jéssica Gonçalves, os correspondentes foram conversar com a secretária de Saúde, Simone Costa, para entender toda a dinâmica do setor, desde o início da luta contra o coronavírus. Entre algumas das ações, Simone citou a separação do fluxo nas unidades hospitalares para evitar o cruzamento de pessoas sintomáticas para a Covid-19, de outras com sintomas diferentes e que precisavam chegar à unidade.

De acordo com o correspondente Walmir Mendes, conhecido como Buda Mendes, o trabalho desempenhado pela equipe tem ganhado proporções maiores. 

“Estou achando sensacional as políticas que são feitas pela Prefeitura de Maricá porque vemos que aqui há uma abrangência na área do assistencialismo social. É pensando não só naquela pessoa que necessita dos cuidados médicos, mas também em toda a população que precisa do seu trabalho e garantia de subsistência. Acho que isso vem mostrando que a matéria é mais abrangente do que simplesmente entrar no hospital e mostrar a realidade como todo vê em todo o país”, relatou o repórter fotográfico. 

Também membro da equipe, o repórter cinematográfico Sérgio Alves, se surpreendeu com todas as ações de suporte econômico e assistencial implementadas pela Prefeitura.  

“Rodo o Brasil registrando a história da Covid e isso aqui me surpreendeu. Ao contrário do que vi em muitas cidades do país, onde as pessoas só se preocupam em si mesma, em Maricá eu vi essa união entre as secretarias”, disse. “Sou morador da cidade e fui chamado pela escola do meu filho para pegar a provinha dele na escola. Cheguei lá, saí com duas cestas básicas, uma para cada filho. Olha que exemplo de cidade. Por isso estamos aqui contando essa história de Maricá que acho bem bacana”, completou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here