Foto: Clarildo Menezes

Quem passa pelo Parque a Céu Aberto Cidade de Maricá, que fica no Parque Nanci, já consegue perceber as novas mudas que foram plantadas nesta terça-feira (13/04). A mudança de visual é resultado do trabalho dos funcionários do projeto Cooperar e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Secapp) que plantaram aproximadamente 2 mil mudas de hortaliças, entre elas: alface crespa, coentro, rabanete, beterraba, cebolinha, couve, arruda, hortelã, manjericão verde e roxo, pimenta biquinho e dedo de moça.

“É importante porque a comunidade faz esse intercâmbio, faz o consumo e acaba levando esse procedimento para dentro de casa. Saem dali com o desejo de reproduzir as hortas em casa”, comentou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino.

Para a coordenadora do projeto Cooperar, Andrea Maas, a praça é um exemplo de como espaços de pequeno plantio como este, podem ser criados na casa das pessoas. “O objetivo das hortas nas praças é de aproximar a população ao processo de plantio, ter contato com esses alimentos sem agrotóxico de uma forma gratuita”, pontuou.

Para o aposentado Dias Saraia, morador do Centro há 26 anos, essas hortas mostram que é possível ter alimentos saudáveis perto de sua casa. “É reconfortante ver que podemos ter hortas espalhadas pela cidade”, concluiu.

O espaço foi inaugurado no dia 03 de julho de 2020 e contém cinco canteiros  grandes, onde estão plantadas desde hortaliças até plantas frutíferas e aromáticas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here