Foto: Clarildo Menezes

Para evitar que motoristas retirem as manilhas que impedem a passagem de veículos pesados sobre a ponte de Ponta Negra, como vinha acontecendo, a Prefeitura de Maricá instalou nesta terça-feira (06/04) galerias feitas em concreto como obstáculo definitivo. As estruturas têm aproximadamente 2,50 metros de largura e foram preenchidas com cascalhos em seu interior para que fiquem mais sólidas e sejam mais difíceis de serem removidas. A ação objetiva atender a uma recomendação do Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER-RJ) – responsável pela obra de reestruturação da ponte por se tratar de uma via estadual (RJ-102) – e priorizar a segurança de quem passa pelo local.

De acordo com o secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Márcio Carvalho, outras medidas já foram adotadas, como limitadores de altura, para impedir o tráfego de veículos pesados. Ainda assim, a desobediência comprometia o andamento das obras de reparo da estrutura. A passagem de veículos pesados pela ponte era desaconselhada desde junho de 2019, e a proibição foi tornada definitiva no dia 13 de janeiro deste ano.

“O engenheiro responsável me explicou que existe um tempo de cura no concreto. A vibração provocada pela passagem do caminhão estraga o trabalho que está sendo feito e coloca em risco a vida dos trabalhadores embaixo da ponte , e de quem passa sobre ela também”, disse. “Vão ser alguns meses de transtorno (aproximadamente seis), mas precisamos priorizar a segurança dos trabalhadores como das pessoas que trafegam aqui”, ressaltou o secretário.

Desde que as galerias foram instaladas na tarde desta terça-feira o tráfego funciona no esquema de “Pare e Siga”, com orientadores de trânsito disponíveis no período de 7h às 19h para instruir os motoristas. Além disso, a região será totalmente sinalizada.

Como forma de minimizar os transtornos causados pela medida, serão criados caminhos com rotas alternativas. “Há um estudo para ver quais serão os pontos mais próximos para que as pessoas não tenham que dar uma volta tão grande. Haverá um mapa para divulgar e facilitar a vida dos caminhoneiros que não conhecem a cidade”, frisou o responsável pela pasta.

Com o fechamento parcial da via, somente podem circular os veículos leves como carros de passeio e motocicletas, o que agradou a alguns motoristas que passavam pelo local no momento da operação.

“É um desrespeito desses motoristas que passam com o veículo pesado. Tem que cumprir o acordo que foi feito entre o governo do Estado e a Prefeitura de não passar caminhão. Essa medida de fechar parcialmente foi bem acertada porque as pessoas que moram aqui usam essa ponte para ir ao mercado”, relatou o técnico em radiologia, Márcio Albuquerque, de 35 anos, morador do bairro.