Foto: Vinícius Manhães

A horta da praça agroecológica de Maricá, que fica em Araçatiba, foi alvo de vândalos na madrugada desta segunda-feira (29/03). O local é a primeira e única praça agroecológica comunitária no município e doa alimentos para moradores e turistas. Os vândalos destruíram toda a plantação de melancia japonesa do local.

Os funcionários do projeto Cooperar e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Secapp) levaram horas até que o local voltasse às características originais e todas as melancias danificadas fossem removidas.

“A degradação da praça é uma pena, ela está servindo de referência para vários municípios e que serviu de referência para as próximas praças agroecológicas em Itaipuaçu (na Rua 66) e em Ponta Negra (próximo à ponte nova)”, comentou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca Júlio Carolino, assegurando que a horta irá passar por um novo planejamento. “A praça contém várias culturas, funciona como um laboratório que ensina sobre o plantio, doa mudas e hortaliças. Por isso estamos pensando em uma reforma onde poderemos minimizar esses ataques às plantas”, completa o secretário.

Para o técnico de agropecuária, Aguinaldo Marinho, a praça é um exemplo de como espaços de pequeno plantio como este, podem ser criados na casa das pessoas. “Esta é uma praça ímpar, um lugar simples, mas de um valor imensurável. Quando vem atos como esse ficamos extremamente revoltados e tristes”, pontuou.

O espaço foi inaugurado no dia 14 de agosto de 2020 e contém 36 canteiros, sendo um voltado para portadores de deficiência, onde estão plantadas desde hortaliças até plantas medicinais, ornamentais e aromáticas. No centro do local, que tem cerca de 2 mil metros quadrados, agrônomos e técnicos agrícolas fornecem instruções a quem visitar e quem quer levar mudas para casa.

“Não é a primeira vez que depredam alimentos da horta comunitária, já destruíram berinjelas, girassóis, pimenta, aipim, banana e mamão. Plantamos tudo com muito carinho para a população e tem gente que estraga”, falou Adriana Batista, 55 anos, trabalhadora de campo no projeto Cooperar.

A praça serviu como base para projetos  em outros municípios, como o de Pará de Minas, em Minas Gerais, que enviou o secretário de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, José Hermano Franco para conhecer o funcionamento da área. Também o secretário de Agricultura de Itaboraí, Abílio Pereira, esteve no local com objetivo de implantar um modelo semelhante  no seu município.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here