Através da Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura de Maricá disponibiliza serviços de fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia para pessoas que tem autismo e moram na cidade. Os atendimentos acontecem no Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (Sarem), no Centro.

Com o início da pandemia em março de 2020, os atendimentos passaram a ser oferecidos remotamente. Alguns casos mais graves, especialmente em situações de crise, exigiam atendimento presencial. Para que isso fosse possível dentro dos protocolos sanitários previstos nos estágios de controle da pandemia, foi determinado um intervalo maior entre esses atendimentos presenciais. Porém, com o avanço da Covid-19 na cidade, por medida de segurança os atendimentos passaram a ser feitos apenas pela forma remota.

Se os indicadores sanitários assim o permitirem, a previsão da secretaria é a de retomada dos atendimentos. Segundo a subsecretária da pasta, Laura Costa, a intenção é a de abrir a Casa do Autista, que vai ser inaugurada no Parque Nanci, assim que as condições sanitárias e os protocolos legais em relação à pandemia permitam.

“Ali será possível fazermos uma triagem com anamnese de todos os autistas do município, com atendimento de hora em hora, agendado pelo telefone que vamos disponibilizar. Porque, por exemplo, quando se trata de estimulação precoce o tratamento é só com fisioterapeuta. Em outros casos, há indicação de fonoaudiólogo  ou psicólogo também. Vai de acordo com o grau do autismo”, explicou Laura, ressaltando que o procedimento só será retomado se os indicadores de controle da pandemia sinalizem o funcionamento seguro.

Ainda de acordo com a subsecretária, a suspensão dos atendimentos presenciais gerou uma demanda reprimida. Por este motivo, casos que aguardavam por anamnese, acabaram não avançando, criando uma pequena lista de espera. Afinal, cada atendimento é feito com base no grau da doença identificada no laudo médico encaminhado por pediatra, neuropediatra ou outro profissional especializado.

Obs: Matéria atualizada às 10h56 de 31/03.

 

 

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here