Foto: Anselmo Mourão

A vacinação contra a Covid-19 em Maricá chegou aos idosos na faixa dos 74 anos e teve uma procura maior nesta sexta-feira (26/03) no posto volante montado no Aeroporto de Maricá, em Araçatiba. Desde cedo, a espera provocou uma fila de carros na Jovino Duarte de Oliveira, mas na chegada às tendas a aplicação transcorreu rapidamente. Entre os imunizados do dia estava Marilza Horta, que tem 74 anos e é mãe do prefeito Fabiano Horta. Ela recebeu sua primeira dose no fim da manhã.

O próprio prefeito levou a mãe ao local da vacinação, depois de aguardar sua vez na fila junto a outras pessoas que lá estavam. “É um momento de alegria e esperança para todos mas particularmente para mim, que trago hoje minha mãe para se vacinar. Nosso desafio é que a vacina chegue a todos e, para isso, convoco a população a procurar os polos de acordo com o calendário. É muito importante proteger nossos idosos neste momento”, ressaltou Fabiano, enquanto Dona Marilza se dizia satisfeita por ser imunizada e reforçou o recado. “Digo a todos que venham se vacinar, pois é a prevenção para toda população enfrentar esse momento”, disse ela, que exibiu um cartaz onde se lia “Viva o SUS, viva Maricá!”

Antes a primeira vacinada no local foi Narcisa Rodrigues Golineli, de 78 anos, que foi levada pelo genro. “Esperei tanto por essa hora e consegui, me sinto muito bem por isso. Que venha todo mundo se vacinar”, disse ela. No carro ao lado, sogra e nora foram juntas ao posto volante para receber suas doses. “É importante e digo a todos que venham”, reforçou Amélia da Cunha Melo, de 79 anos, junto com Esperidiana Francisca da Conceição, que preferiu não revelar sua idade. “A saúde vem primeiro sempre, e tem que se vacinar mesmo. Daqui a uns dias já vou poder passear, que eu adoro”, planeja.

Muita gente quis registrar o momento da vacinação, como Lilian Rangel, de 55 anos, que acompanhou a mãe, Regina Célia, de 75. “Aguardávamos ansiosas por isso, que dá tranquilidade para a família”, pontuou a filha ao lado de Regina, que não escondia a alegria. “Fico muito feliz e digo pra todo mundo se vacinar”, disse ela.

Para Sócrates Aristóteles de Queiroz, que tem 77 anos e mora na Mumbuca, a vacina é uma “lógica irrefutável que serve para todos”. Já Beat Bauder, que é suíço e está há mais de 40 anos no Brasil, definiu a vacina como um momento de alívio. “As notícias que vemos não são favoráveis, e creio que a vacina nos traz esperança até de conviver com a doença sem mortes”, ressaltou ele, que tem 75 anos.

A Secretaria de Saúde de Maricá informa que, além dos quatro locais que vinham vacinando – sistema drive-thru no Aeroporto e na Sede distrital de Itaipuaçu, e nos postos do Centro e na Rua 53, também em Itaipuaçu –, mais quatro pontos de imunização passam a funcionar nesta segunda-feira (29/03): nas USFs São José 2 (Estrada da Cachoeira), Marinelândia, Chácaras de Inoã e Itaipuaçu.