Foto: Vinícius Manhães

Há dois meses, a loja Um Par de Sonhos funciona em novo endereço, no Centro de Maricá, ampliada e com mais colaboradores. O que antes parecia distante virou realidade para os empresários Pedro dos Santos e Sabrina Figueiredo, proprietários do comércio graças ao crédito proporcionado pelo Fomenta Maricá, iniciativa de suporte econômico que levou ao casal e a mais de 700 empreendedores maricaenses, desde maio de 2020, linhas de crédito de até R$ 40 mil, com um ano de carência a partir da contratação e a juro zero. Durante esse período, mais de R$ 15 milhões foram emprestados a empresários locais.

Concebido pela Prefeitura e implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Petróleo, o Fomenta Maricá tem o objetivo de ofertar créditos produtivos para empresas e microempreendedores individuais locais. Disponibilizado emergencialmente como uma das medidas de combate aos efeitos da pandemia da Covid-19 no município, o Fomenta Maricá ofertou ao longo de 2020 três linhas de crédito, a primeira de microcrédito a juro zero, de R$ 300 até R$ 21 mil, a segunda de R$ 21.001 até R$ 40 mil, com juros de 3% ao ano, e uma linha para o MEI de R$ 5 mil, todas com tarifas subsidiadas.

A política de crédito de Maricá, que tanto ajudou Pedro e Sabrina, inspirou a Agerio (empresa de economia mista, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (SEDEERI) e tem como objetivo financiar desde micro a grandes empresas), contratada pela Prefeitura para tornar operacional o Fomenta Maricá na criação do programa Fomenta Municípios. A iniciativa de Maricá está inspirando outros municípios do estado do Rio de Janeiro como Niterói e Paraty.

“As políticas de crédito são fundamentais para o desenvolvimento econômico.  Acreditamos muito que conjugando proteção às empresas, empregos e incentivo à produtividade, conseguiremos passar por esse momento e criar uma nova realidade”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha. “O Fomenta Maricá nasceu antes mesmo da pandemia e ganhou destaque com as linhas de crédito emergenciais. A política de crédito produtivo é contínua e nossa expectativa é colher frutos no fortalecimento da economia local e a atração de novas empresas para a cidade”, completou Igor Sardinha.

Pedro dos Santos, contou que o crédito de R$ 40 mil no Fomenta Maricá, que recebeu em julho de 2020 foi o diferencial para o seu negócio. “Quando começou a pandemia as coisas ficaram um pouco difíceis para a gente, tivemos que nos adequar e fazer delivery. A idealização de todo comerciante é sempre expandir, naquela época a nossa realidade era a possibilidade de fechar o estabelecimento, mas aí veio o crédito pelo Fomenta”, analisa. “O valor nos possibilitou fazer todas as adequações na loja e inclusive a expandir, hoje funcionamos em um endereço novo, com um espaço muito maior e gerando mais empregos. Hoje eu tenho mais recursos, mais clientes e muito mais segurança para quem vem até a minha loja”, disse o empresário Pedro dos Santos.