Treinamento do programa Chegou a Sua Vez - Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, duas servidoras do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Santa Paula e uma servidora da Secretaria de Educação foram treinadas para o uso do sistema que fará o cadastramento de 24 famílias em condições de vulnerabilidade social do bairro Santa Paula, para serem inseridas nas políticas públicas do município. A inserção acontecerá através do programa “Chegou a Sua Vez”, maior ação de combate à extrema pobreza da cidade e que terá o projeto piloto lançado na próxima semana.

O treinamento desta quinta-feira aconteceu no Centro de Educação Infantil Municipal Lumiere Rodrigues de Melo, em Santa Paula. Outros servidores das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde também estão recebendo capacitação ao longo da semana, em diferentes locais do bairro.

O sistema que será utilizado no cadastramento e encaminhamento das famílias acolhidas pelo programa permite identificar em que etapa os processos se encontram, com qual secretaria está, qual o seu status, além de possibilitar que a tramitação dos documentos aconteça digitalmente entre as pastas.

Também é possível exportar relatório personalizado com informações específicas sobre as famílias atendidas, além de outras funcionalidades que permitam à equipe gestora do programa tomar decisões importantes.

Paula Beatriz Vieira, assistente social do CRAS de Santa Paula, ressaltou a importância do treinamento: “O sistema é muito fácil de usar e gostei bastante. Essa integração entre as secretarias envolvidas vai ser muito importante. Um dos benefícios é saber onde os processos estão e poder acompanhar o andamento, sem aquela geração de protocolo, tendo que fazer com que as famílias venham desnecessariamente para resolver alguma pendência”, destacou.

A assistente social Fernanda Matos, que também passou pela capacitação, falou do quanto é importante para ela fazer parte desse projeto no município: “É muito gratificante fazer parte desse projeto piloto e desse movimento maior, que é tão importante e necessário em Maricá. Nós atendemos muitas famílias aqui no CRAS em Santa Paula, então poder contribuir mais um pouco com a inserção dessas famílias nas políticas públicas do município traz a sensação de que nosso trabalho não tem sido em vão”, disse a servidora.

Mais de 26 mil domicílios em toda a cidade foram visitados em 2019 por agentes da Organização das Nações Unidas (ONU) e as famílias responderam a um questionário. As informações permitiram que os agentes entendessem o perfil das famílias e identificassem aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Idealizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Maricá e a Organização das Nações Unidas (ONU), o programa “Chegou a Sua Vez” é realizado pelo Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) e ONU-Habitat, além de reunir as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social na composição da comissão executiva.