Foto: Anselmo Mourão

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o programa Maricá+Verde, da Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá, esteve nesta quinta-feira (11/03) no bairro do Marquês, onde foram entregues 90 mudas de espécies de plantas nativas na Mata Atlântica.

As pessoas que passaram pela tenda montada pela secretaria escolheram entre as espécies disponíveis para doação ipês rosa (Handroanthus heptaphyllus), branco (Tabebuia roseo-alba) e amarelo (Handroanthus albus), algodão-da-praia (Hibiscus tiliaceus), goiabeira (Psidium guajava), ameixa (prunus), jenipapo (Genipa americana) e pata-de-vaca rosa (Bauhinia variegata).

Moradora do bairro do Marquês, Thais Conceição, de 20 anos, designer de sobrancelhas, comentou que adotou três mudas e que irá doar uma para mãe e outra para tia. “Eu acho muito legal a prefeitura fazer isso. Agora eu tenho uma plantinha para cuidar. Esse projeto é importante porque incentiva a plantação de novas árvores”, concluiu.

Além de entregar as mudas, técnicos da secretaria orientaram sobre o plantio e os cuidados que devem ser adotados para o crescimento delas. Segundo a bióloga Stella de Lima, o objetivo é estimular o plantio de mudas em todos os distritos do município. “Esse programa deixa a cidade mais verde”, destacou a bióloga.

“Amo plantas, sempre tive a vontade de parar e adotar uma muda através desse projeto. Hoje, tive a oportunidade  e adotei logo duas mudas de goiabeira”, disse a dona de casa Maria Lúcia de Aquino, que mora no Flamengo.

Neste mês de março, quando o programa completa sete anos de atividade, a tenda estará na Praça Orlando de Barros Pimentel (dia 18) e no Caxito (passarela, dia 25), sempre a partir das 9h. Uma grande ação está prevista para o dia do aniversário do Maricá+Verde, dia 21, que deve ocorrer no Espraiado. Quem solicitou a adoção de sua muda pelo e-mail pode retirar em qualquer ponto de entrega. Desde seu início em 2014, o programa já distribuiu cerca de 33 mil mudas de espécies nativas da mata atlântica.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here