Foto: Evelen Gouvêa

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado nesta segunda-feira (08/03) de um jeito muito especial. Isto porque a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Comunicação e da Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres, apresentou uma super live com debates, poesias e shows com as cantoras Jô Borges, Viviane Serrano e Dalva Alves.

O evento, transmitido através das páginas do Facebook e Youtube da Prefeitura de Maricá, contou com as participações em vídeo da primeira-dama de Maricá, Rosana Horta, das deputadas estaduais Rosangela Zeidan e Martha Rocha – esta presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) – e de Adriana Luiza da Costa, secretária de Educação de Maricá.

Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Piredda, a live foi organizada com o intuito de levar a uma reflexão, mostrando que as mulheres ainda estariam longe de conquistar os direitos igualitários em diversos meios.

“Temos muitas mulheres fora dos locais formais de trabalho, e quando estamos sempre temos um desconto salarial de 30%, ainda temos muito que fortalecer os espaços de poder e decisão. O 8 de março é um dia de e luta”, concluiu Luciana.

O primeiro bloco da transmissão foi uma roda de conversa que teve como tema “Ser mulher”, reunindo Luciana Piredda,, Maria Inêz Pucello, coordenadora da Escola Municipal de Administração de Maricá (Emar) e Rafaela Lima, representante União Brasileira das Mulheres. “Temos que refletir no dia 08 de março sobre nossas conquistas, o que temos a perder e o que temos a avançar sendo mulher”, disse Rafaela Lima.

No segundo bloco, foi discutida a “Luta das mulheres negras”, onde foi citada a importância da ocupação de mulher negra em alguns setores de trabalho e como é importante elas alcançarem outros espaços, reunindo Dilcimeres José da Costa Pedro, gerente do núcleo de diversas linguagens artísticas da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Luciene Mourão, representante dos movimentos negros FEMNEGRA, Movidade, Luz Negra e Afroencantamento.

“É importante estar aqui representando o movimento negro em uma sociedade ainda racista, onde mulheres negras ainda não ocupam determinados espaços”, disse Luciene Mourão.

O tema abordado no terceiro bloco foi “A participação das mulheres nos espaços de poder e decisão”, reunindo Andreá Cunha, única mulher  eleita  vereadora de Maricá e Márcia Braz, representante da Ação da Mulher Trabalhista. A live foi concluída com o debate “Violência contra mulher”, que reuniu Julia Fernandes, representante do movimento popular da juventude e Eliane Ferraz, coordenadora do escritório social de Maricá.

“Temos que lembrar que apesar das homenagens, ainda temos muito que evoluir em nossa sociedade. Grande parte das mulheres ainda está vulnerável, temos que evoluir juntas”, ressaltou Julia Fernandes.