Foto: Vinícius Manhães

Os moradores do distrito de Itaipuaçu ganharam mais uma opção de circulação nesta segunda-feira (08/03), com a entrega da ponte na Rua 116, sobre o canal da Costa, no Jardim Atlântico. A nova ponte liga as ruas 36 e 37 e também torna mais fácil o acesso à praia de Itaipuaçu.

A nova estrutura tem 50 metros de extensão, 12,5 metros de largura e 29 metros de vão livre sobre o canal, além de passagens para pedestres de 1,5 m de largura. Na solenidade de inauguração, o prefeito Fabiano Horta destacou que a ponte é mais um resultado da concentração de esforços que vem sendo feito desde o início do ano no distrito.

“É uma felicidade entregar esse novo acesso à população, e a satisfação só aumenta quando vemos, a poucos metros de onde estamos, os ‘Vermelhinhos’ circulando em Itaipuaçu, um compromisso que assumimos com os moradores e hoje estamos cumprindo”, discursou Horta, que aproveitou para reforçar o alerta sobre a pandemia de Covid-19:

“Não é hora de nos preocuparmos com visão de mundo de direita ou de esquerda, mas de nos preocuparmos com a preservação da vida. Uma ponte, como esta que entregamos hoje, é uma travessia, e serve como analogia para o momento que estamos vivendo: mantenham as medidas de prevenção. Sejamos todos responsáveis, para que o Brasil possa fazer a travessia rumo a uma vida normal novamente”, destacou o prefeito.

Presidente da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), responsável pela obra, Renato Machado explicou que a nova ponte está dentro de um cronograma de obras de mobilidade que contempla toda a região.

“Calculo que em cerca de 15 dias entregaremos a ponte da Rua 128, e em pouco mais de um mês, a da Rua 70. Além dessas, vamos iniciar a construção de uma ponte sobre a Rua 8, no Barroco, que vai desafogar o tráfego na Rua 34”, afirmou. Além dessas, a Prefeitura entregou recentemente, à população, as pontes das ruas 53 e 83, também sobre o Canal da Costa, em Itaipuaçu.

Moradora da localidade há mais de 30 anos, Marina Rodrigues, de 88, fez questão de conhecer a nova ponte. Ajudada por uma cuidadora, a idosa caminhou pela estrutura e se disse feliz por ver o novo acesso finalmente pronto.

“Quando vim morar aqui, era apenas uma passagem feita de madeira. Graças a Deus vivi para ver esse lugar evoluir tanto, eu e outros moradores ajudamos como pudemos a melhorar as condições daqui. Hoje, felizmente, temos um governo muito atento à região”, festejou ela.