Nesta sexta-feira, (12/02), foi iniciado o processo de assinatura dos contratos entre Prefeitura de Maricá, através do programa Fomenta Maricá, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e cerca de 330 microempreendedores individuais (MEI) que tiveram suas solicitações de crédito aprovadas.

Segundo a secretaria, em torno R$ 1,6 milhão estarão sendo injetados na economia local através desses créditos concedidos aos Meis. O Fomenta Maricá já disponibilizou crédito a 359 micro e pequenas empresas da cidade atingindo um total de R$ 12,1 milhões injetados nesse segmento.

“A oferta de crédito ao setor produtivo é fundamental para o desenvolvimento econômico e mais importante ainda nesse cenário de pandemia e crise. Esses créditos proporcionam tranquilidade para o empresário da cidade manter seu negócio de pé e consequentemente manter e gerar e empregos”, avalia Igor Sardinha, secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Portos.

Segundo a secretaria, em até 5 dias úteis após a assinatura do contrato a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio), contratada pela Prefeitura para operacionalizar o crédito, estará fazendo a transferência do crédito aprovado para as contas dos Meis.

Lançado pela prefeitura em maio de 2020, como uma das principais medidas de suporte à economia local durante a pandemia de Covid-19, o Fomenta Maricá tem duas linhas de crédito, sendo uma com juro zero, para valores entre R$ 300 e R$ 21 mil, e outra, de R$ 21.001 até R$ 40 mil, com juros de 3% ao ano e tarifas subsidiadas.

Todas as solicitações são analisadas pela Agência de Fomento do Rio de Janeiro (AgeRio), que após a aprovação elabora o contrato de empréstimo e encaminha para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, responsável pela criação do programa.