Foto: Divulgação. Imagem de aquivo

A partir da próxima terça-feira, 02/01, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, inicia, de maneira online, quatro oficinas destinadas a jovens, adultos e crianças a partir de 10 anos de idade. O programa Cultura de Direitos oferece oficinas de música (coral, percussão, sopro ou cordas), audiovisual, mídias e redes sociais e capoeira. Não há limite de vagas.

Funcionando desde 2018 de maneira presencial, o programa que já teve 500 pessoas por ciclo (três meses) em suas salas, estreia de maneira online. De acordo com Eugênio Soares, coordenador geral do programa Cultura de Direitos, o objetivo das oficinas é dar ao maricaense a iniciação nessas áreas.

“A gente tem uma preocupação de dar acesso, principalmente à cultura. O nosso projeto que envolve as quatro oficinas é a oportunidade da população interagir com essas áreas e com os profissionais de mercado que lecionam nelas dentro da plataforma da Prefeitura. É importante destacar que não é um curso profissionalizante, é um curso que tem o objetivo de despertar a consciência que a pessoa pode ter em termos de profissão”, explicou Eugênio.

Para se inscrever, é necessário acessar o site (http://programa-cultura-de-direitos.eadbox.com/login), fazer o cadastro, em seguida  o interessado  será encaminhado a um dos quatro polos para finalizar a inscrição. No ato da inscrição deve apresentar a documentação básica (identidade, CPF e comprovante de residência), além de assinar um termo de autorização no local.

Polos

– Polo de Bambuí/ Jardim Balneário: Rua 86, Quadra 191, Lote 07 – Número 493 – Telefone: 21 2757 – 3562

– Polo de Camburi/ Pedreiras: Rua Alcides José Rodrigues, Número 102 (antiga Rua dos Quintanilhas – Centro) – Telefone: 21 3731 – 0354

– Polo de Inoã: Rua da Esperança, Lote 18, Quadra 17, Loteamento Chácaras (antiga Rua 5 – próximo ao CRAS) – Telefone: 21 3752 – 6785

– Polo de Itaipuaçu/ Recanto: Rua Filomena Soares, Número 203, Quadra 10, Lote 128 (Antiga rua 5 – Atrás da Escola Municipal Mata Atlântica) – Telefone: 21 2638 – 1807

– Oficina de música

Aulas – Uma vez por semana, através de vídeo-aulas a serem disponibilizadas e baixadas pela plataforma digital cultura de direitos, incluindo atividades presenciais em pequenos grupos com no máximo 4 alunos, em datas e horários pré-agendados. Para a prática dos exercícios propostos pelos instrutores, também haverá uma política de empréstimo de instrumentos aos alunos por período pré-definido.

Término: 14 de maio

Cursos:  violão, violino, cavaquinho, sopro (saxofone; trombone; flautas doce e transversa)

– vocal/cora e percussão

– Oficina de capoeira

Término: 14 de maio

Aulas:  Duas vezes na semana, através de vídeo-aulas a serem disponibilizadas e baixadas pela plataforma digital cultura de direitos.

– Oficina de fotografia audiovisual

Término: 13 de maio

Aulas: São duas aulas por semana através de vídeo-aulas a serem disponibilizadas e baixadas pela plataforma digital cultura de direitos, incluindo aula presencial em formato de laboratório prático. A oficina oferecerá 2 programas interligados e que ajudarão a aplicar a fotografia e a iluminação focada na área do audiovisual e na economia criativa.

– Oficina de videomaker

Início: 03 de fevereiro

Término: 14 de maio

Aulas: Serão duas aulas por semana através de vídeo-aulas a serem disponibilizadas e baixadas pela plataforma digital cultura de direitos, incluindo aula presencial em formato de laboratório prático.

– Oficina de mídias sociais

Término: 14 de maio

Aulas: Serão semanais através de vídeo-aulas disponibilizadas e baixadas pela plataforma digital cultura de direitos. O conteúdo programático da oficina será trabalhado em cerca de 20 aulas, divididas em 10 módulos. Os alunos construirão seu perfil nas mídias, usando como base os exercícios propostos, para depois produzirem seus próprios projetos, colocando em prática suas experiências e vivências.