Vacinação dos integrantes do grupo prioritário nesta terça-feira (26/01)

A Prefeitura de Maricá prossegue a vacinação dos integrantes do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde. Nesta terça-feira, 26/01, receberam a dose da vacina contra a Covid-19 os profissionais de saúde, idosos em instituições de longa permanência, indígenas e pessoas com deficiências institucionalizadas.

A vacinação utilizou doses da Coronavac, medicamento produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A Prefeitura inicia a vacinação com as doses da AstraZeneca nesta quarta-feira, 27/01. Ao todo, 1.540 doses serão aplicadas nos profissionais de saúde da linha de frente que ainda não receberam o medicamento.

Desde o início da aplicação da vacina no dia 19 até o dia 26/01, já foram imunizados 1.065 integrantes do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI): Profissionais de saúde (910); Indígenas (44), idosos nas Instituições de Longa Permanência (111).

Os profissionais de saúde que receberam a primeira dose da vacina foram os componentes da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do município, que é composta pelo Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA); hospitais municipais Conde Modesto Leal e Dr. Ernesto Che Guevara; Polos do Centro, de Inoã e Itaipuaçu; Polo de Atendimento de Santa Rita, Upa de Inoã, e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Vale destacar que apenas os profissionais de saúde da linha de frente estão sendo imunizados, e não os administrativos (que não transitam em áreas mais críticas desses locais).

O técnico de enfermagem Jairo de Souza, 41, contou como está sendo para ele, que já atua há mais de 20 anos na profissão, tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “É um momento de muita vitória, é uma conquista muito grande para nós, tanto da área de saúde como para a população que logo será imunizada também. Esse é um passo de muitas vitórias”, disse.

Visivelmente emocionado, o enfermeiro Ericksson de Oliveira, 40, disse que receber a vacina é um grande alívio. “É uma situação de alívio muito grande. As medidas continuam, mas a gente está avançando. Tomar essa vacina me deixa muito feliz por conta da minha saúde, dos meus próximos, e também porque o meu serviço está sendo valorizado”, comentou o enfermeiro.

Para a nutricionista Ana Haegler, 40, a logística e a preocupação com os profissionais foi um diferencial na campanha. “Eu me surpreendi com a logística e a preocupação de imunizar a gente. Realmente é um alívio porque eu não sabia se ia receber essas duas doses, apesar de ser nutricionista, estou sempre no CTI dando assistência aos pacientes”, explicou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here