Criado para homenagear pessoas e instituições que se destacaram em ações públicas no país, o prêmio Espírito Público em sua terceira edição divulgou, nesta terça-feira (15/12), em uma cerimônia virtual pelo YouTube comandada pela jornalista Marina Person, os destaques em várias categorias. Pelas políticas adotadas, pelo engajamento e a mobilização de servidores e servidoras no combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Maricá foi uma das duas instituições públicas homenageadas de todo o país com a Medalha Espírito Público.

A medalha foi instituída na edição de 2020 em função dos esforços exigidos contra a pandemia em todos os cantos do país. A comissão organizadora destacou várias iniciativas importantes e que referenciam a cidade no combate à pandemia. Foram citados o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), que ajuda a 23.500 pessoas, a distribuição de mais de 30 mil cestas básicas aos alunos da rede pública por mês, a abertura do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara e a implantação do Laboratório Francisco Rimolo Neto, capaz de processar até 300 exames de Covid-19 por dia.

A Prefeitura de Maricá foi representada na premiação pela secretária de Saúde, Simone Costa e Silva. “A medalha Espírito Público reconhece que as ações de Maricá se destacaram pela gestão participativa e inclusiva, com várias áreas trabalhando integradas. Se isso não tivesse sido feito a cidade estaria em uma situação pior na pandemia”, disse Simone ao comentar sobre a menção honrosa, que foi entregue também ao governo do estado do Ceará, pela criação do projeto Iris, uma plataforma digital que auxilia no monitoramento da pandemia. “Foi muito bom participar, pudemos ver exemplos de gestão muito bons em Educação, em Segurança, em várias áreas do país”, completa a secretária.

O prêmio Espírito Público foi criado por um grupo formado por quatro organizações do terceiro setor – Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org e pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração – CONSAD.