Seminário Maricá no Futuro - Foto: Evelen Gouvêa

Apresentações de ações já em andamento e de projetos para o futuro da cidade deram o tom do 1º seminário Maricá do Futuro, realizado nesta terça-feira (08/12), pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

Ao longo do evento, os presentes ao espaço Diamond Eventos, em Ponta Grossa, e os espectadores que acompanharam o seminário pela internet assistiram a painéis sobre os setores de logística, tecnologia e inovação, indústria, comércio e serviços e turismo, apresentados pela equipe da própria companhia.

Para o presidente da Codemar, José Orlando Dias, o Maricá do Futuro deve se tornar um evento periódico, com o intuito de destacar as principais iniciativas que impulsionam o desenvolvimento da cidade.

“Estamos num momento de consolidação de projetos e de prestação de contas sobre o que tem sido realizado no município. Este evento tem a finalidade de mostrar o que foi feito pela Prefeitura de Maricá nestes quatro anos de gestão, e os impactos dessas ações que já são percebidos”, afirmou ele.

Primeiro palestrante do seminário, o economista e professor da UFRJ Mauro Osório, falou sobre a importância das companhias de desenvolvimento para a transformação socioeconômica dos municípios. Segundo ele, Maricá acerta ao buscar caminhos para reduzir a dependência dos royalties do petróleo, que hoje representam a maior parte das receitas municipais.

“Nenhum dos outros municípios do estado que se beneficiaram dos royalties teve uma companhia com o perfil e a atuação da Codemar em Maricá. Já há uma série de investimentos, em andamento e previstos, que vão mudar a cara da cidade”, destacou o professor, citando projetos de infraestrutura e as políticas de geração de renda como alavancas para o desenvolvimento de Maricá: “O contrato com a Leonardo [gigante italiana da área aeroespacial e de telecomunicações], o projeto do resort e o teleporto são ótimos exemplos, assim como a disseminação da moeda Mumbuca, que pode ser usada como instrumento para aumentar a oferta de crédito na cidade”.

Diretor de Negócios do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), Elso Alberti Júnior lembrou que a parceria entre Maricá e a cidade paulista já dura três anos, com o objetivo de implantar um grande Distrito de Inovação para toda a região Leste Fluminense. Segundo ele, o grande desafio é dar sustentabilidade às políticas que estão sendo implantadas na cidade.

“O Distrito de Inovação tem potencial para criar empregos de alta qualificação na cidade, reter aqui os pesquisadores e desenvolver novas tecnologias que solucionem, particularmente, problemas locais”, disse Alberti, acrescentando que a Prefeitura de Maricá é generosa ao incluir os municípios vizinhos no projeto.

“É uma generosidade inteligente, já que não adianta Maricá se desenvolver isoladamente e o entorno não ter nada semelhante, trazendo ônus para cá. Essa política de ter desenvolvimento regional é muito inteligente e vai trazer maior segurança para Maricá e seus vizinhos”.