Cinema Henfil - Foto: Marcos Fabricio

A Prefeitura de Maricá reinaugurou nesta sexta-feira (14/08), o Cinema Público Municipal Henfil, no Centro de Maricá. O espaço ganhou um letreiro que remete aos cinemas antigos, como o Cine Odeon, no Rio de Janeiro, e novo paisagismo. Na parte interna, são 200 cadeiras, sendo 190 comuns, quatro para pessoas obesas, quatro para cadeirantes e outras duas para pessoas com mobilidade reduzida, além de moderno equipamento cinematográfico com tela e projetor de áudio e vídeo.

“Nós estamos na rua principal de Maricá que conduz ao eixo litorâneo da cidade mais antigo. Por aqui passarão e passam milhares de pessoas. Essa esquina vai sempre simbolizar essa imagem do Henfil, vai sempre representar para quem chega a Maricá essa lembrança de que o cinema é vivo, de que a alma humana fala a partir dela é que Maricá encanta e nos encanta porque emana cultura e luta permanentemente para que ela esteja sempre viva dentro de sua cidade e de cada um de nós”, declarou o prefeito Fabiano Horta, durante a solenidade.

O prefeito também falou sobre o desejo de criar o centro histórico da cidade com o cinema, a biblioteca, a transcendência religiosa da igreja misturada com a praça e com o futuro teatro popular da cidade de Maricá. E sobre a utilização do espaço para a realização de atividades no contra turno escolar.

“O trabalho do meu pai sempre foi pelas lutas sociais, políticas e culturais. Um ser que sempre estava preocupado com os outros. Maricá ganhou um ótimo cinema”, falou comovente o filho do homenageado, Ivan Cosenza, lembrando que começou a frequentar Maricá aos cinco anos e desde então se apaixonou pela cidade.

Secretário de Cultura de Maricá, Sady Bianchin falou sobre a inauguração. “É um momento emocionante e histórico para toda a população de Maricá. Um cinema de qualidade, com uma programação alternativa, debates, tudo que um cinema tem, só que de graça para a população”, concluiu.

Vale lembrar que o espaço foi oficialmente inaugurado em 2014, mas funcionava como um Cineteatro, sendo palco de inúmeras apresentações que reuniram milhares de pessoas.