Nesta sexta-feira, foram concluídos os três encontros sensibilização dos profissionais da Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, para trocas de ideias e experiências sobre como melhorar o incentivo e o apoio à amamentação, que aconteceram dias 7, 13 (manhã e tarde) e 14/08. A atividade faz parte da campanha Agosto Dourado – mês da luta em prol do aleitamento materno e aconteceu na sede da subsecretaria de Saúde.

“As reuniões técnicas são para fazer alinhamento entre as equipes. É importante que uma equipe conheça as práticas de saúde uma das outras. Essa troca e o alinhamento técnico qualifica o trabalho e, consequentemente, a atenção ao usuário. Fazemos sempre em todas as linhas de cuidado implementadas junto às equipes de Saúde”, explica Angélica Duarte, a coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Maricá.

Foram recebidos médicos, enfermeiros, pediatras, nutricionistas e os gerentes das 24 Unidades da Saúde da Família de Maricá, em pequenos grupos presenciais, para incentivar os profissionais a provocarem a mobilização da população sobre o tema.

As médicas pediatras Aline Peixoto e Claudia Lucia Guedes Monteiro de Barros foram palestrantes desta sexta. Nos demais dias, estiveram presentes as também médicas pediatras Ana Christina Nunes de Carvalho Escrivães e Maria Luciana Matos Pereira.

“Contamos com a participação integral dos profissionais. O interesse deles me surpreendeu! A interação foi enorme e nos proporcionou a sensação de produtividade. Porque é um assunto que todos sabem um pouco. O ponto nem é o que o profissional sabe, mas o que ele vai fazer com esse conhecimento”, comenta uma das gestoras da Atenção Primária à Saúde.

Entre os assuntos abordados esteve as restrições ao aleitamento materno: mães infectadas pelo HIV; mães infectadas pelo HTLV1 e HTLV2, mães que ingerem alguns medicamentos; e crianças com galactosemia. Já a interrupção temporária da amamentação deve ocorrer quando: a mãe tiver uma infecção herpética; varicela; doença de Chagas; ou consumir drogas de abuso – o álcool (uma droga lícita), os solventes e inalantes, a nicotina (substância presente no cigarro), a cocaína, entre outros.

Alguns mitos reproduzidos erroneamente foram desmistificados:

  • Não é preciso oferecer os dois seios a cada mamada
  • Canjica e cerveja preta não aumentam produção de leite materno
  • Não é aconselhado deixar outra mulher amamentar o bebê
  • Amamentar durante a segunda gestação não é prejudicial
  • A doação de leite não interfere na amamentação
  • As fórmulas infantis atuais não são quase iguais ao leite materno

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here