Foto: Vinícius Manhães

Os moradores do Bosque Fundo, em Inoã, receberam da Prefeitura nesta quinta-feira (30/07) uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Localizado ao lado da Escola Municipal Romilda Nunes e próximo do Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas (Minha Casa Minha Vida de Inoã), o novo posto pode atender cerca de cinco mil famílias. Assim, Maricá passa a ter dez unidades do CRAS, além de uma unidade itinerante que percorre outros bairros ainda sem tais equipamentos.

Secretária de Assistência Social, Laura Vieira da Costa lembrou da necessidade desse CRAS em uma região populosa. “Os moradores do Minha Casa Minha Vida e adjacências tinham que procurar o CRAS de Inoã do outro lado da rodovia, então era muito mais complicado. Hoje eles tem aqui, uma unidade perto de casa, com uma equipe de psicólogos, assistentes sociais, cadastradores e advogados que vão oferecer os serviços e garantir o acesso do cidadão aos seus direitos em todas as políticas públicas da Prefeitura”, explicou.

Laura também destacou as ações de Assistência Social em termos de pandemia. “Todo mês são entregues 30 mil cestas básicas e kits de higiene para todas as famílias que tem filhos matriculados na rede pública em parceria com a Secretaria de Educação. Além disso, todos aqueles que são cadastrados no CRAS também recebem um kit em suas próprias casas, evitando assim a aglomeração”, ressaltou.

Coordenadora da unidade, Marcelly Miliosi ressaltou alguns desafios que serão enfrentados a partir de agora. “Por causa da pandemia, a gente não está tendo grupos, mas possui oficinas de designer de sobrancelha, de manicure e grupos intergeracionais. Então, é dar continuidade a esse trabalho que eu já fazia no CRAS da Região Oceânica para os moradores do Bosque Fundo, que é realizar os acompanhamentos sistemáticos, incluir as famílias nos programas sociais e estimular os serviços de fortalecimento de vínculos familiares junto da comunidade”, pontuou.

Diferentemente de outras unidades, no Bosque Fundo os moradores poderão realizar atividades que foram interrompidas com o isolamento social, como oficinas de geração de renda e núcleos de convivência. Por ter uma área ao ar livre disponível, a atividade possibilita o respeito aos protocolos de segurança da pandemia.

Durante este período, no entanto, o funcionamento será feito somente com agendamentos, que podem ser feitos de segunda a sexta-feira das 8h às 17h através do telefone (21) 99177-1466.