Foto: Marcos Fabricio

As localidades de Santa Paula e Bosque Fundo, em Inoã, ganham no dia 30/07, dois novos postos de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Com essas duas entregas, Maricá passa a contar com nove unidades do CRAS, distribuídas em diferentes regiões da cidade, entre elas, Centro, Itaipuaçu, Jardim Atlântico, Inoã, São José do Imbassaí e Região Oceânica (veja aqui o mapa dos CRAS). Juntos estes polos têm a capacidade de absorver até cinco mil famílias referenciadas no território.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Laura Costa, a instalação destes dois equipamentos vai descentralizar o atendimento e acompanhamento das famílias que, atualmente, têm que se deslocar para serem atendidas no CRAS de Inoã.

“O CRAS é a porta de entrada da Assistência Social. Tendo em vista que a sede do CRAS Inoã estava atendendo toda a população de Inoã, Fernando Mendes, Chácara de Inoã, Santa Paula, Spar, Cassorotiba e Bosque Fundo, portanto uma demanda muito grande para ser absorvida, atendida e acompanhada, a entrega desses novos equipamentos, além de necessária é totalmente estratégica”, justificou Laura.

Ainda segundo Laura, o CRAS Santa Paula foi instalado ao lado da Escola Municipal Osdewaldo e da Unidade de Saúde da Família de Santa Paula, justamente para que todos os munícipes que residem em Santa Paula, Spar e Cassorotiba tenham facilidade de acesso ao equipamento.

Já o CRAS do Bosque Fundo, foi instalado ao lado da Escola Municipal Romilda Nunes com o objetivo de atender a população residente na localidade, mas também aos moradores da Maré e do Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas (condomínio do Minha Casa Minha Vida de Inoã).

Moradores já comemoram as novas unidades de atendimento. “Antes tínhamos que sair daqui e ir para Inoã, mas agora tudo vai ficar muito melhor com este posto de atendimento tão perto de casa”, celebrou Valdemir Alves, de 65 anos, nascido e criado em Santa Paula.

“Muito bom a presença desta unidade aqui no bairro. Não vou mais precisar pegar ônibus e pagar passagem para ir até Inoã, agora só tenho que atravessar a rua para ser atendida. O atendimento em Inoã sempre foi excelente, mas tenho certeza de que o daqui seguirá o mesmo padrão”, disse a cabeleireira e beneficiária do Bolsa Família, Rosangela Rodrigues, de 55 anos, moradora de Santa Paula há 10 anos.

Entre as ações realizadas nos postos de atendimento do CRAS, que funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, estão: o Programa de Atendimento Integral a Família (PAIF); Cadastro Único (Bolsa Família); convivência e socialização de famílias e indivíduos; grupos socioeducativos, informativos e de reflexão; encaminhamento para a rede socioassistencial do município; visita domiciliar; visita institucional e palestras.

As unidades do CRAS oferecem ainda cursos e oficinas diversificadas como, Biscuit em geral, Corte de cabelo, Manicure, Jardinagem e Horticultura, Padaria e Confeitaria. O público-alvo são famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

CRAS de Santa Paula – Rua Cassorotiba (ao lado da Escola Municipal Vereador Osdevaldo Marins da Matta e do PSF Santa Paula);

CRAS Bosque Fundo – Rua 35- lote 5 ao 14- Bosque Fundo – Inoã (ao lado da Escola Municipal Romilda Nunes- Inoã);

CRAS do Centro – Rua Domício da Gama, lote 18, quadra 3, Centro / (21) 3731-0353;

CRAS Região Oceânica – Avenida Maysa Monjardim, lote 5, quadra 195 (entre Cordeirinho e Ponta Negra, esquina com a Rua 135) / (21) 2648-8049

CRAS de São José do Imbassaí – Rua Ibiapina, lotes 21 e 22, quadra 44, Marine, São José do Imbassaí / (21) 2636-8506;

CRAS de Inoã – Rua Esperança, lote 1a2, quadra 19, Inoã / (21) 2636-6532;

CRAS de Itaipuaçu – Rua Professor Cardoso Menezes, lote 37, quadra 1 (antiga Rua 1), Itaipuaçu / (21) 2638-6525;

CRAS do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) – Rodovia Amaral Peixoto km 27,5 – Mumbuca / (21) 3731-1787;

CRAS do Jardim Atlântico – Rua Darcy Roque da Silveira, quadra 5, lote 6, casa 2 (antiga Rua 89) – Itaipuaçu / (21) 3731-3718;