Foto: Marcos Fabricio

Através da Secretaria de Economia Solidária, a Prefeitura de Maricá iniciou na última quarta-feira, 01/07, o pagamento da Renda Básica da Cidadania (RBC) para todos os 42.503 beneficiários. O benefício teve sua prorrogação aprovada pela Câmara Municipal.

O pagamento está sendo feito de forma fracionada, seguindo a ordem alfabética, assim como no mês de junho. Os beneficiários com nomes iniciados nas letras entre A e C receberam no dia 01/07 (quarta-feira), entre D e I no dia 02/07. Já o pagamento para pessoas com iniciais entre J e L acontecem no dia 03/07 (sexta-feira); inicial de M a P no dia 04/07 (sábado) e com letras de Q a Z no dia 07/07 (terça-feira).

“Entre várias ações em relação a pandemia o prefeito de Maricá resolveu aumentar o Renda Básica de Cidadania de 130 para 300 mumbucas. E agora, mais uma vez, dentro da política de beneficiar a população menos favorecida do município, ele resolveu prorrogar esse benefício por mais três meses”, declarou o secretário da pasta, José Carlos de Azevedo.

Primas e comadres, Daniele Azevedo Rosário de 32 anos e Gabriela Costa do Rosário de 34 anos, que moram em São José do Imbassaí, estão entre as beneficiadas e comemoram a novidade.

“Eu estou desempregada e agora que o meu marido conseguiu trabalho, então esses 300 reais me ajudam muito, principalmente porque eu tenho dois filhos e uma ainda é muito pequena, tem um ano. Ela usa muita fralda, bebe leite, come bastante fruta”, contou Daniele.

Gabriela completou: “Eu trabalhava, mas conforme veio a pandemia, acabei perdendo meu emprego. Meu marido, assim como o dela, começou a trabalhar tem um mês e pouco, graças a Deus. Estava tudo bem difícil. Com as 130 mumbucas por pessoa que a gente recebe, normalmente eu faço compras no mercado, porque também tenho dois filhos e dou prioridade a comprar coisas para eles. Com esse aumento para 300 mumbucas deu uma diferença, passou a me ajudar mais ainda a comprar frutas, biscoito, leite, tudo que precisam”, comemorou.