O município de Maricá tem, atualmente, cobertura parcial no âmbito do programa Saúde da Família em seus 362 km² de área. Em tempos de pandemia, para aqueles locais onde a iniciativa ainda não atua, a Prefeitura envia as chamadas “sentinelas”, equipes que vão a esses pontos do mapa testar os contatos de pacientes que receberam laudo positivo para Covid-19, bem como acamados, e passar as recomendações necessárias.

Já na área de cobertura, os “sentinelas” dão o apoio necessário para a equipe de Saúde da Família, responsável pelo atendimento e acompanhamento desses pacientes na unidade e, quando necessário, em domicílio. O trabalho dos “sentinelas” tem sido extremamente importante especialmente no momento em que a cidade começa a testar a população de forma mais ampla, começando pelos idosos.

“Quem não está coberto pela Saúde da Família, precisa de uma ação específica para eles: daí a importância dessas equipes sentinelas que atuam nas áreas de sombra de cobertura da ESF, oferecendo o mesmo serviço que as unidades de saúde oferecem à população cadastrada”, afirma a subsecretária de Saúde Solange Oliveira.

“A população de Maricá tem acesso aos testes, de forma igualitária: quando com sintomas, nos Polos de Atendimento e, se não apresentarem sintomas, nas unidades de Saúde da Família ou nas sentinelas, obedecendo o escalonamento divulgado no site da Prefeitura. Dessa forma organizada, a testagem é oferecida de modo adequado a todos”, ressalta Solange.

Duas equipes sentinelas (ou móveis) – ‘A’: formada por dois enfermeiros; e ‘B’ formada por um médico, quatro enfermeiros sanitaristas e três auxiliares administrativos, ambas da Atenção Primária à Saúde de Maricá – estão atuando no município. A primeira desde o dia 25 de maio, para acompanhar e monitorar pessoas acamadas em domicílio, casos suspeitos e casos confirmados de Covid-19; e a segunda fazendo testes rápidos em idosos assintomáticos desde o dia 16 de junho. Até esta segunda-feira (22/06) atenderam 1.420 pessoas, sendo que a Equipe B, do contingente de 820 com o qual lidou, foram detectados 29 casos positivos.

Nesta terça-feira (23/06) a equipe sentinela esteve na Praça do Ivan, na Gamboa, para testarem idosos assintomáticos (próximas datas no cronograma abaixo). Já passaram pelos bairros Caxito, Condado e Caju. Além de ganhar agilidade na identificação de novos casos, acompanhar os casos positivos já testados e testar possíveis contactantes, a equipe também orienta sobre uso de máscaras, higienização das mãos, uso do álcool em gel e sobre como isolar um parente contaminado em seu domicílio.

“Para entender melhor, a rede está integrada e há colaboradores da Atenção Primária dentro dos três Polos de Atendimento ao Covid-19 do município. O objetivo é que a notificação seja de forma mais rápida e eficaz à Vigilância Epidemiológica e seja iniciado, então, o processo de monitoramento: pela Equipe de Saúde da Família ou pela Equipe Sentinela”, explica uma das gestoras responsáveis pela ESF, Lyz Miranda.

Aos 89 anos, a aposentada Célia dos Santos Silva, de 89 anos, tem trombose em uma das pernas e possui dificuldade de locomoção. Ela foi atendida em casa, em São José do Imbassaí, por uma Equipe Sentinela. Sua filha, Almerinda Silva da Costa, fez questão de destacar o quando ficou tranquila ao saber desse atendimento em domicílio. “Foi feita na minha mãe a vacina de H1N1 e ela está sendo acompanhada. Em breve a outra equipe vem fazer o teste de Covid-19. Eu já fiz o meu na USF e deu negativo”, comenta Almerinda.

A subsecretária Solange Oliveira enumera as ações que a Prefeitura vem fazendo no enfrentamento da pandemia da Covid-19.  Além dos três Polos Atendimento com capacidade para 600 pessoas cada, dando assistência adequada e segura às pessoas e evitando o contato de sintomáticos e não sintomáticos nas unidades de saúde, integram a estratégia o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, a UPA de Inoã, o Posto de Emergência Santa Rita e o Hispital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, unidade de ponta que já é a referência regional para o tratamento da Covid-19.