Sede Administrativa da prefeitura em Itaipuaçu - Foto: Evelen Gouvêa

Os três postos dos Serviços Integrados Municipal (SIM), Inõa, Itaipuaçu e Centro, retomarão suas atividades a partir das 9h desta terça-feira (16/06). Por medida de segurança, por conta do enfrentamento da Covid-19, todos os serviços serão efetuados por agendamento telefônico nos números (2637-2052; 2637-2053; 2637-3706 e 2637-4208) ou pela internet através do link https://maricadigital.com.br/ de 9h às 17h.

Os postos do SIM estavam fechados para o atendimento ao público desde a publicação do decreto, em março, que estabelecia o fechamento de todos os serviços para evitar aglomeração de pessoas.

Com a inauguração da sede distrital em Itaipuaçu, no último 26 de maio, o posto do SIM, que antes funcionava na rodoviária, foi transferido para o novo edifício. A nova sede administrativa fica na Rua 34, no Jardim Atlântico Oeste.

Ao fazer o agendamento pela internet, o contribuinte deve escolher um dos postos de atendimento, o tipo de serviço, sua disponibilidade (já que existem postos com serviços específicos) e horário de atendimento. Após esse processo será gerado um número de protocolo. No dia e horário marcado, basta o cidadão apresentar o documento de identidade e mostrar o protocolo ao gestor, que vai conferi-lo.

“A nossa ideia é tentar desafogar um pouco o cidadão porque nem tudo que é solicitado pela internet ou por telefone é satisfatório para o contribuinte. O nosso objetivo é que consigamos, obviamente, continuar atendendo por telefone para manter o distanciamento social, mas os que tiverem em processo emergencial procurem os postos que serão atendidos”, afirmou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leonardo Alves.

O responsável pela pasta explicou que o quantitativo de funcionários trabalhando no setor é de até 30% de seu efetivo, seguindo o mesmo protocolo de segurança exigido em qualquer local com atendimento ao público, o que inclui como utilização de álcool em gel, placa de acrílico separando o contribuinte do funcionário, máscaras e todos os equipamentos de segurança. Também serão montadas tendas semelhantes às que foram erguidas nas filas dos bancos para manter o distanciamento social, além de cadeiras, de forma que ninguém aguarde dentro do local.

Além destas medidas de segurança para a reabertura, segundo o secretário, todos os funcionários estão sendo testados para Covid-19. Atualmente, para reduzir ao máximo a possibilidade de  contágio, está sendo adotado o sistema de home office.

“Se tiverem funcionários que são afetados ou que tenham algum familiar com sintomas da doença, obviamente que não vão vir trabalhar e vão continuar de casa. Mas aqueles funcionários saudáveis que têm possibilidade de exercer as atividades, estão fazendo rodízio para que as pessoas continuem em casa”, concluiu.